InícioAlto ValeChuvas: Saiba como está a situação das três barragens do Alto Vale

Chuvas: Saiba como está a situação das três barragens do Alto Vale

Diante do momento de chuva intensa que Santa Catarina vive, na iminência de uma enchente no Vale do Itajaí, a situação das barragens do Alto Vale é um tema que sempre vem à tona. Após uma quarta-feira de muita chuva e uma quinta-feira (6) com condições um pouco mais brandas, a Barragem Sul, de Ituporanga, está com 41,18% de ocupação, além de quatro comportas fechadas e uma aberta. Já a Barragem Oeste, de Taió, está com 56,29% de ocupação e com as sete comportas fechadas.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O meteorologista da Defesa Civil de Blumenau, Gabriel Cassol, afirmou, em live na noite desta quinta-feira (5), que as barragens não estão muito cheias, ainda tendo uma boa capacidade para aguentar as águas que devem cair nos próximos dias.

Barragem de José Boiteux

Foto: Maurício Cattani/Arquivo pessoal

Porém, a grande questão é a Barragem Norte, de José Boiteux. Ela é a maior das três e pode impactar em até 2 metros o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau. A barragem está sem funcionar desde 2014, por impasses com os indígenas da região.

Também durante a live, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, informou que conversou com o governador Jorginho Mello, que esteve em Blumenau nesta quinta-feira, e que um dos assuntos em pauta foi a situação da Barragem Norte.

“O governador do Estado continua com todo afinco buscando solucionar o impasse que tem lá com os indígenas. Há um impasse do não cumprimento, e não é de agora, desde a época em que a barragem foi instalada, das cláusulas ou daquilo que foi definido em relação à ocupação das terras dos índios na época. Isso gerou os protestos e gerou a ocupação da barragem, que nesse momento não está funcional. Ela não consegue represar 100% daquilo que ela estava prevista para representar”, explica o prefeito.

Entretanto, mesmo sem estar em funcionamento, a barragem ainda consegue represar uma parte da água, explica o meteorologista da Defesa Civil. “Apesar de estar com as comportas abertas, ela consegue represar cerca de dois terços da água que chega à barragem, então ela tem uma certa capacidade de segurar essa água, apesar de estar com as comportas abertas”, explicou Cassol.

O prefeito ainda informou que o governo do Estado já está desenhando um acordo com os indígenas da região para solucionar o impasse.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Aulas da rede municipal de Blumenau estão mantidas nesta sexta-feira

Festa do Imigrante, de Timbó, é adiada por causa da chuva

Ao Vivo: Prefeito de Blumenau fala sobre suspensão da Oktoberfest

Defesa Civil de Rio do Sul amplia cota de inundação para 9 metros

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com