Na madrugada de domingo (29), um vídeo de um possível episódio de racismo durante a 38ª Oktoberfest Blumenau, vem circulando nas redes sociais.
Segundo a Comissão de Segurança da festa, a equipe foi acionada na madrugada de domingo para atender uma ocorrência de agressão, entre os pavilhões 1 e 2. Seguindo os protocolos da festa, o suspeito das agressões foi identificado e retirado do evento.
Durante uma discussão, o suspeito, um homem, de 31 anos, insulta um dos agentes de segurança dizendo “preto filho da p…” e “preto vagabundo”. Ele também tenta utilizar o status de advogado e mencionou que a sua família é “grande” para tentar intimidar a vítima.
Veja o vídeo:
Porém, o envolvido se negou a ser conduzido de forma amigável e, por isso, foi retirado das dependências do Parque Vila Germânica. Conforme informações do Parque Vila Germânica, quando os agentes de segurança o puseram para fora, o suspeito desferiu palavras de cunho racista contra os agentes, fato corroborado pelas imagens da body cam utilizada pelos seguranças e que estão em poder da Polícia Civil.
Diante disso, o acusado recebeu voz de prisão e foi conduzido pela Polícia Militar à Polícia Civil, onde foi feito um boletim de ocorrência. Segundo informações o rapaz, que é advogado, foi liberado logo após audiência de custódia.
Em nota, a organização da 38ª Oktoberfest diz repudiar todo tipo de preconceito. “A Oktoberfest é uma festa de todos e para todos e reforçamos que, diante da ocorrência registrada na madrugada de sábado para domingo, todas as medidas foram tomadas e o caso agora está com a Justiça”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Além da organização da festa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Blumenau também se manifestou. Em nota, a Diretoria e da Comissão de Direitos Humanos reiterou “que repudia todo e qualquer ato de racismo ou injúria racial. Tais atos são inaceitáveis e contrários aos valores da igualdade, justiça e respeito que defendemos como instituição”.
Além disso, informou também que até o momento a entidade não foi oficialmente comunicada em relação ao ocorrido. “Estamos comprometidos em acompanhar de perto o desenrolar das investigações sobre esse incidente”. Até o momento, a entidade não foi oficialmente comunicada em relação ao ocorrido”.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Oktoberfest Blumenau termina com público de mais de 450 mil pessoas
Homem é preso em Blumenau após furtar residência
Cena Catarina chega a Blumenau com programação gratuita de teatro até sexta