InícioDireito do consumidorAndré Cunha: Seguro residencial tem cobertura de alagamento e inundação?

André Cunha: Seguro residencial tem cobertura de alagamento e inundação?

Muitas pessoas enfrentam no Brasil são os alagamentos e por isso uma questão habitual é quais seguros fazem a cobertura de alagamento e inundação?

Em nossa região, principalmente, quando há uma chuva mais forte, as chances de determinadas vias ficarem cheias d’água é grande. E quando isso acontece e a água invade casas, é comum haver muitos danos a móveis, eletrônicos, eletrodomésticos e outros objetos, surgindo nesse momento a dúvida sobre cobertura de alagamento e inundação disponível no seguro residencial.

Saiba que existem alguns tipos de cobertura nos seguros residenciais causados pela chuva, claro, não é tão comum que o seguro residencial inclua cobertura de alagamento e inundação originados por ação da chuva na apólice. Isso acontece porque, geralmente, casas que são atingidas por este tipo de problema costumam estar em áreas onde já existe risco notório da água invadir o local, considerado de risco.

De qualquer maneira, cada seguradora possui suas regras, portanto, a dica é consultar se há esse tipo de proteção e, principalmente, ficar atento ao que está descrito na apólice. Dessa forma, você não será pego de surpresa. O seguro residencial costuma oferecer proteção para riscos que não são possíveis de prever.

O mais comum entre as coberturas do seguro residencial estão roubo, furto, queda de raio, explosão e incêndio, por exemplo. Ou seja, danos causados por situações inesperadas. É o caso de inundações e alagamentos causados, por exemplo, por quebra de tubulação. Neste caso, é possível que o seguro residencial cubra os prejuízos que eventualmente sejam causados por esse tipo de situação. Isso porque, diferentemente de alagamentos ocasionados pela chuva, não havia um risco prévio já conhecido pelo proprietário da residência.

Contudo, para saber se há cobertura de alagamento e inundação no seguro, consulte o corretor e fique atento ao que consta na apólice. Independentemente do fato do seguro ter cobertura de alagamento e inundação ou não, é preciso sempre pensar em proteger a sua casa destes eventos. Ainda mais se a residência fica localizada em uma região propensa a encher d’água.

Por isso, algumas dicas podem ser adotas para se precaver ante estes riscos, como limpar constantemente as calhas, telhas e entradas de canos de escoamento de chuvas. Assim, a água não se acumula nesses locais. Se sua residência for situada em um aclive, construa muros de arrimo, dessa forma, diminuirá as chances de desmoronamento. Também para não deixar a água acumular, coloque canaletas para o seu escoamento no entorno da residência. E muito importante, por fim, sempre prestar atenção aos alertas da Defesa Civil do seu estado e município, acompanhando a previsão do tempo para sua cidade.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com