InícioDireito do consumidorAndré Cunha: Cuidados ao comprar brinquedos, de forma segura e sem cair...

André Cunha: Cuidados ao comprar brinquedos, de forma segura e sem cair em golpes no Dia das Crianças

Todos os órgãos de defesa ao consumidor tem recomendado sempre que o consumidor realize uma pesquisa antes de realizar sua compra, porque produtos idênticos podem apresentar grandes variações de preço entre os diferentes estabelecimentos comerciais.

Porém, é necessário que ao realizar sua compra de forma virtual, o consumidor fique atento ao prazo de entrega e às especificações do produto, e não deixar de verificar a classificação etária do brinquedo, que deverá ser adequada à idade da criança. O selo do Inmetro irá garantir que o produto passou por testes antes de ser liberado para comercialização.

Uma dica importante é ler as especificações na embalagem do que se deseja comprar, e assim certificar que não há agentes que possam causar intoxicações ou alergias.

Muito atenção também para que não digite dados pessoais e não envie fotos de documentos para sites desconhecidos, seja por meio de links, aplicativos de mensagens e e-mails.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Procure de alguma forma verificar a credibilidade do site em que fará a compra, e o consumidor deve sempre assegurar de que outras pessoas já tenham comprado e não tiveram problemas. Realize atentamente uma pesquisa sobre o site na internet para consultar se existem observações e/ou restrições sobre a empresa que está ofertando o produto na internet.

E como já é de conhecimento dos consumidores, mas não custa ressaltar, que arrependimento é um direito do consumidor e poderá ser exercido para compras realizadas pela internet, por telefone e até mesmo por catálogos. Nesse caso, o consumidor terá sete dias para desistir da compra, por qualquer motivo, e deverá ser restituído do valor pago, inclusive do frete. O consumidor consciente exige sua nota fiscal, não importando a modalidade da compra.

O mais importante nesta data, que seja fundamental que os pais estejam atentos aos direitos das crianças durante as compras e denunciem qualquer irregularidade aos órgãos de defesa do consumidor de sua cidade. É muito importante pesquisar preços, verificar a segurança dos brinquedos e exigir nota fiscal.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Defesa Civil de SC alerta para novo período de chuva forte a partir desta quarta

VoxxClub, sucesso da Oktoberfest Blumenau, chega para apresentação de retomada da festa

Suspeitos de roubo em casa de Blumenau são presos; homens vieram de outro Estado apenas para cometer o crime

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com