InícioGasparGaspar confirma primeiro caso de meningite viral

Gaspar confirma primeiro caso de meningite viral

Gaspar confirmou nesta quinta-feira (21), o primeiro caso de meningite viral na cidade neste ano. O paciente, uma criança menor de 1 ano, está estável e segue em tratamento em casa.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A secretaria de Saúde do município alerta para a necessidade de vacinação e atenção aos sinais e sintomas. A vacina Meningocócica C (Conjugada) é feita aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Em Gaspar, a vacina está disponível em todas as salas de vacinação das unidades de saúde.

Outros cuidados

A meningite é contagiosa e, por isso, outras formas de prevenção são: manter a higiene corporal; lavar as mãos várias vezes ao dia; ter higiene rigorosa com pratos e talheres usados pelo doente, bem como mamadeiras e chupetas; conservar a casa limpa e arejada e, se possível, ensolarada, principalmente os quartos; evitar locais fechados, cheios de gente e mal ventilados; manter as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas. Todos os cuidados com relação a limpeza e ventilação estão sendo tomados nas unidades escolares municipais.

O que é meningite?

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central. Existem vários tipos de meningite. A doença atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente as crianças.

Entre os sintomas estão febre, mal-estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza, além de rigidez na nuca. A secretaria de Saúde orienta que, a qualquer sinal de sintoma, procure atendimento médico imediato.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Governador vem a Blumenau assinar ordem de serviço de urbanização da margem esquerda

Pastor preso pela PF em Blumenau por conta dos atos de 8 de janeiro é exonerado da Câmara de Vereadores

Vítimas de acidente de moto em Gaspar são identificadas

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com