Para mirar no alvo, a dica é fechar um olho e deixar o outro bem apertado. Concentre-se, aponte e atire. Na cultura alemã, esse movimento pode levar o competidor a se tornar o Rei do Tiro. Os Clubes de Caça e Tiro, também chamados de Schützenverein, têm como principal objetivo manter viva a cultura, os costumes e as tradições dos colonizadores.
Antigamente, as armas eram usadas para proteção da família e das propriedades contra saqueadores e invasores. Na Alemanha, depois da criação dos exércitos organizados, elas foram se transformando em equipamentos esportivos. Com isso, os Clubes de Caça e Tiro deixaram de ser sociedades fechadas para fazerem parte da cultura popular.
No Vale Europeu, a primeira associação surgiu em Blumenau, há mais de 160 anos. Tradição essa que os imigrantes trouxeram e espalharam pela região. A cidade possui 38 clubes e são eles os responsáveis por manter viva a cultura dos colonizadores do município.
Nas competições, os jogos que se destacam são o tiro esportivo de carabina 22, tiro com ar comprimido, bolão, bocha, tiro ao pássaro, bagatela e bolão de mesa. As disputas podem ser conferidas nas tradicionais festas de Rei e Rainha das sociedades recreativas.
Veja os vídeos de duas modalidades:
Em Blumenau, os clubes se dedicam ao culto das tradições germânicas, à cultura e à recreação. Para o presidente dos Clubes de Caça e Tiro do município, Julio César Pitz, os grupos tem uma importância significativa não apenas para a Oktoberfest, mas também para a cidade.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
“Os Clubes de Caça e Tiro são responsáveis por preservar e promover a cultura alemã, que é uma parte essencial da festa. São os clubes que organizam as competições de Tiro ao Alvo, onde os participantes podem testar suas habilidades”, comenta.
Segundo o presidente, as ações dos clubes não ficam restritas apenas à Oktoberfest, já que as festas nas sociedades acontecem o ano inteiro. “Desempenhamos um papel social importante, promovendo a integração entre os membros e a comunidade. Oferecemos espaços de convivência e lazer, onde as pessoas podem se reunir, socializar e praticar atividades relacionadas à cultura alemã”, explica.
Oktoberfest Blumenau
Durante a festa, os visitantes também podem participar e vivenciar um pouco da cultura dos clubes. No pavilhão 1, da Vila Germânica, haverá competição de bolão de mesa, tiro ao pássaro e tiro ao alvo. Elas vão ocorrer todos os dias do evento a partir das 11h até o fechamento dos pavilhões. Como prêmios, os competidores podem levar para casa medalhas e tirantes de canecos.
Realeza
Assim como a Oktoberfest Blumenau, os Clubes de Caça e Tiro também têm sua realeza. Neste ano, as representantes são Marina Manoela Zunino, Rainha; Gabrielle Ewald, 1ª Princesa; e Darlene Pellens, 2ª Princesa.
A escolha é feita primeiramente com uma seletiva de cada sociedade. Após isso, é realizado um concurso específico com uma representante de cada Clube. Os jurados são compostos por pessoas da sociedade e representantes da prefeitura. A escolha sempre ocorre em junho.

Museu dos Clubes de Caça e Tiro
A cidade possui um espaço dedicado aos grupos e à história dos Clubes de Caça e Tiro. Atualmente, ele está passando por uma reforma e em breve será reaberto.
O museu fica na rua Antônio Treiss, 1550, no Vostard, em frente ao Sesi. Por lá estão expostas as medalhas, troféus, armas, trajes e bandeiras. No total, o acervo possui 6.200 peças.

Leia mais notícias de Blumenau e região
Após matar homem em bar de Apiúna por conta de garrafa de cerveja, suspeitos são condenados