A cidade de Ribeirão Preto (SP) já deixou para trás as lembranças dos Jogos da Juventude. Agora é a vez de Blumenau começar a respirar o ar, pois é a sede dos jogos em 2024. Esta será a segunda vez que a cidade catarinense sediará uma edição dos Jogos da Juventude.
“A primeira vez que recebemos uma edição dos Jogos da Juventude, em 2019, foi um sucesso tanto para o município, quanto para Santa Catarina e principalmente para quem teve a oportunidade de participar. Qualquer parceria que se faça com uma entidade séria como o Comitê Olímpico do Brasil é uma parceria que rende frutos e traz resultados permanentes. Por isso, temos absoluta certeza de que cinco anos depois disso teremos ainda mais êxito”, disse coordenador do comitê organizador local, Paulo Funke.
A última edição do evento movimentou 17 instalações de Ribeirão e cidades do entorno, 4 mil atletas e mais de 1.200 profissionais de staff, apoio, comissões técnicas e voluntárias.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
As novidades foram as entradas de águas abertas, esgrima, tiro com arco e triatlo, que se juntaram a outras 14 modalidades do programa esportivo dos Jogos da Juventude.
O atletismo também teve novidades. Pela primeira vez a marcha atlética foi disputada no evento. Assim, o programa teve águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginásticaartística, ginásticarítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênisdemesa, tirocomarco, triatlo, ôlei de praia, voleibol e wrestling.
Quadro de medalhas
Santa Catarina ficou na terceira colocação, com dois ouros a menos que os cariocas. O bom desempenho dos catarinenses foi puxado pela natação: foram dez ouros na modalidade. O capitão desse resultado foi Matheus Menel com quatro ouros (100m peito, 200m peito, 200m medley e revezamento 4×100 medley).
Porém, foi São Paulo quem liderou o quadro de medalhas da competição com 45 ouros e 107 medalhas no total. O Estado também se garantiu no pódio em 17 das 18 modalidades do programa. O Rio de Janeiro ficou na segunda colocação do quadro de medalhas, ao vencer o confronto direto com Santa Catarina na decisão do basquete masculino, e chegar a 24 ouros e 65 medalhas no total.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Motorista é flagrado com mais de 100 comprimidos de rebite na BR-101 em Joinville