Aos poucos os motoristas vão vivenciando o novo sistema do estacionamento rotativo e se entendendo com o parquímetro. As próprias peças publicitárias em que aparece um casal da Idade da Pedra conhecendo o celular e o novo equipamento que substitui as amarelinhas só endossa que tinha mesmo passado da hora de modernizar. Até as placas de sinalização passaram a ter um QR Code para facilitar o processo de leitura e ocupação das vagas que são todas numeradas e sensorizadas. Entre uma instabilidade aqui, outra ali e reclamações dos motoristas de que ainda faltam totens com um pouco de paciência nesse momento de transição tudo vai se ajeitando e entrando nos eixos. Hoje a coluna esclarece algumas dúvidas sobre o novo sistema rotativo de estacionamento.
Instabilidades na conexão
Ao longo da semana alguns condutores reclamavam do erro 1001 que era informado na tela ao tentar conectar-se com o sistema da Rek Pay, uma instabilidade considerada normal para um sistema recém-implantado. Era só insistir mais um pouquinho que conectava.
Faltam totens
Essa também foi a reclamação de alguns motoristas: faltam totens para a troca dos blocos de papel antigos por créditos no cartão para usar nos equipamentos espalhados pela cidade. A queixa é de que na maioria das vias onde foram pintadas as novas vagas de Área Azul não tem totem e a coisa ainda está meio digital.
Na rua Ayres Gama, por exemplo, a reclamação era de que o parquímetro estaria instalado a cerca de 500 metros, o que dificultaria para pessoas com mobilidade reduzida.
O fato é que o sistema foi recém-implantado, passou por período de testes e algumas instabilidades sejam esperadas. Sendo o usuário das vagas de estacionamento os melhores informantes sobre si mesmos e das dificuldades que encontram nesse início de operações é importante que informem os responsáveis pelos canais de atendimento disponibilizados.
Durante o período de testes em que os usuários estavam aprendendo a usar o novo sistema só nos três primeiros dias mais de 2 mil Taxas de Pós-Uso (TPU) foram emitidas. Passado o período de testagem os lançamentos foram anulados.
Aplicativo
A orientação dos gestores da Área Azul é que os motoristas instalem o aplicativo e façam o teste para saber como usar a opção digital embora o pagamento possa ser feito direto no totem do parquímetro.
O acesso ao aplicativo é feito mediante cadastro em que o condutor informa a placa do veículo e depois o CPF. Tem a opção de registrar no sistema um apelido para o veículo. Os dados podem ser completados com telefone e endereço.
Também é possível visualizar no aplicativo as vagas livres e os parquímetros mais próximos do local onde o motorista está facilitando a busca. O condutor também pode personalizar o alerta que avisa quantos minutos faltam para o fim do período de estacionamento.
Pelo aplicativo o condutor gerencia tudo relacionado ao estacionamento, principalmente se o tempo estourou e se foi gerada a Taxa Pós-Uso (TPU). O pagamento pode ser feito por Smart Card, débito, crédito e pix.
As placas de sinalização passaram a ter um QR Code para facilitar o processo de leitura e ocupação da vaga.
Monitoras
Tanto a empresa que opera o sistema quanto a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte designaram monitoras para orientar e tirar as dúvidas dos motoristas quanto ao novo sistena de estacionamento e como operá-lo.
Cartões antigos
A informação é de que termina no próximo dia 8 de setembro o prazo para troca dos antigos cartões ou talões de estacionamento que ainda não foram usados por créditos no novo sistema das vagas sensorizadas.
Basta que o motorista se dirija aos postos de atendimento da SMTT na Rodoviária de Blumenau e no Centro Comercial Borba, apresente os cartões antigos a serem convertidos em créditos e informe o CPF.
Sugestões e reclamações
Para que as reclamações, sugestões, dificuldades e elogios em relação ao novo sistema rotativo não fique só pelos comentários nas redes sociais foram criados dois canais de comunicação e atendimento aos usuários.
O telefone da Bluparking para contato é o 0800 644 1690. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) disponibiliza o telefone 156, opção 3, ou o e-mail: ouvidoria.smtt@blumenau.sc.gov.br
Qual a sua opinião, leitor, acerca do novo sistema de estacionamento rotativo em Blumenau?
Fique à vontade para comentar sobre o período de adaptação, dificuldades e facilidades.
