A Maratona Internacional de Blumenau, que aconteceu no último domingo (23) foi repleta de emoções. Além da maratonista que ajudou outra competidora que não tinha mais forças para completar a prova, a corrida foi especial também para o morador de Gaspar, no Vale do Itajaí, Gilberto Manuel Coninck, de 66 anos, que está se aposentando das maratonas.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Natural de Ilhota, mas morador de Gaspar há 35 anos, seu Coninck, como é conhecido por todos, é um dos grandes maratonistas da cidade. Ele já completou a prova de 42 km em todas as 25 edições, e conta com aproximadamente 60 maratonas completas em seu currículo.
O Atleta já compete em maratonas há mais de 48 anos e já participou de provas como a própria Maratona de Blumenau, Maratona de Porto Alegra, Maratona de Curitiba, Super Maratona de 50 km do Rio Grande do Sul, Volta na Ilha de Floripa e mais de 18 participações na corrida de São Silvestre. Além de tudo isso, ele ainda contabiliza 15 participações nos Jogos Abertos de Santa Catarina.
Em sua última maratona, o homem completou o percurso em 4h40min, mas no seu auge físico já chegou a concluir o percurso em 2h40min. “Em todas as maratona que eu pude competir, em dez oportunidades eu consegui completar o percurso em menos de três horas de prova, chegando próximo ao pelotão de elite com os melhores maratonistas do Brasil em alguma provas do mundo”, relembra Coninck.
Atleta de Gaspar
Além das maratonas, o atleta também teve grade destaque em competições de atletismo, representando a Fundação de Esportes e o município de Gaspar por cerca de 20 anos, em competições como os Jogos Abertos. Em maio deste ano, Gilberto representou Gaspar na 13ª edição dos Jogos da Terceira Idade (JASTI), também na modalidade de atletismo.
“É um orgulho imenso morar em Gaspar e representar a cidade em tantas competições como eu já representei. Tenho para mim como se fosse minha cidade natal, é onde vivi a maior parte da minha vida e meus filhos e netos foram criados”, orgulha-se o gasparense de coração.

Despedida das corridas
Seu Gilberto explica que decidiu se afastar das corridas por conta da idade e da falta de tempo para o treino para correr uma maratona, mas que ainda continuará treinando para representar Gaspar nos Jogos da Terceira Idade. “Gostaria de agradecer a Prefeitura de Gaspar, e toda equipe da Fundação de Esportes por todo o apoio que recebi nesses anos. Sem essa parceria não seria possível que eu tivesse disputado tantas provas. E agradecer também a Equipe da Daiana Oneda, pelo suporte prestado durante a preparação e durante o percurso da minha prova de despedida das maratonas”, finalizou o maratonista.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Vídeo: Homem é preso em flagrante por maus-tratos contra cães em Apiúna
Governo de SC lança em agosto pacote de obras para revitalização de rodovias estaduais