O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, através do helicóptero Arcanjo-03 de Blumenau, desempenhou um papel crucial em uma operação de transplante de órgãos para um paciente de Joinville, no Norte de Santa Catarina, neste domingo (4).
Por volta das 11h10 da manhã, os socorristas receberam o chamado para prestar apoio à SC Transplantes em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí. O helicóptero dos bombeiros foi deslocado para transportar dois rins, um fígado, córneas e a equipe médica composta por dois cirurgiões especialistas em transplante, do Hospital Regional do Alto Vale até Joinville.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
No Hospital São José, os receptores já aguardavam a chegada da equipe médica e dos órgãos para a realização das cirurgias. O trajeto, com cerca de 130 km em linha reta, foi percorrido em aproximadamente 30 minutos de voo, conforme relatado pelos bombeiros.
A eficiência da operação garantiu que os órgãos chegassem ao destino dentro do prazo adequado, possibilitando o transplante e aumentando as chances de sucesso para os pacientes receptores.
Veja o vídeo:
Leia mais notícias de Blumenau e região
Acidente em Blumenau deixa duas pessoas feridas após carro cair em ribanceira
Músico blumenauense Mazin Silva perde casa em incêndio e família busca ajuda para reconstrução