Nesta quarta-feira (31) a Prefeitura de Gaspar, no Vale do Itajaí, realizou a Cerimônia de Celebração do Termo de Parceria do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). O evento reuniu representantes de diversas organizações que tiveram seus projetos aprovados.
O FIA é responsável por disponibilizar recursos financeiros para projetos cadastrados por organizações da sociedade civil, os quais são acompanhados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Nesta fase, 11 projetos de cinco entidades diferentes foram aprovados e devem receber o valor aproximado de R$ 1.100.000,00. Esses recursos são cruciais para garantir que as organizações possam implementar suas ideias e promover impactos positivos na vida de crianças e adolescentes do município.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Dentre os projetos assinados durante a cerimônia, está a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com projetos como “Avaliação e Aprendizagem: Prevenção se faz com conhecimento”, “Baby Fênix” e “Empreender para Aprender”. Além disso, o Clube Atlético TUPI apresentou o projeto “Jogando para o Futuro” e a Cruz Azul no Brasil trouxe os projetos “Escola de Pais”, “Movimento Vida” e “Vibe Teens”.
A Associação Esportiva Recreativa Moleques da Bola também esteve presente com o projeto “Utilizando o esporte como ferramenta para a vida e a saúde”. A Olakunde, Associação Educacional de Formação Intercultural Cidadã, contribuiu com os projetos “Preparação para o Mundo do Trabalho”, “Projeto Interligando Emoções” e “Projeto de Prevenção ao Abuso e Exploração da Criança e do Adolescente”.
A professora, educadora e empreendedora social, Shirley Fabiana da Silva ‘Negrita’, representante da Olakunde, reforçou a importância dos recursos para tirar os projetos do papel. “Por meio desses recursos vamos conseguir atender seis escolas públicas para que crianças e adolescentes sejam transformadas. Então é super importante ter esse dinheiro para que a gente possa levar esses projetos para as escolas,” explica.
Os projetos têm o potencial de impactar diretamente a vida de aproximadamente mil crianças e, consequentemente, suas famílias e a comunidade como um todo. O período de execução será de junho de 2023 a dezembro de 2024, o que permitirá uma abrangência significativa das ações.
O prefeito Kleber Wan-Dall (MDB), ressaltou que o FIA permite fortalecer e ampliar as ações voltadas para as crianças e adolescentes do município. “Nossas crianças terão acesso a oportunidades de inclusão, esporte, cultura, através desses projetos, que vão garantir seu pleno desenvolvimento. Tenho plena satisfação em celebrar as parcerias com essas organizações pois possibilitará um futuro promissor para todos “comenta.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Homem é agredido e tem pertences roubados por trio em Blumenau
Batida entre carro e moto deixa motociclista gravemente ferido na BR-470 em Pouso Redondo