Entre 7 a 9 de julho, o Parque Vila Germânica, em Blumenau, vai receber a 6ª edição do concurso “Prêmio Queijo Brasil”, que tem como objetivo reconhecer e valorizar o produtor, além de estimular a melhoria da qualidade dos queijos. Podem participar do concurso todas as queijarias com qualquer tipo de registro sanitário. A divulgação da premiação será no dia 7 de julho.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A 6ª edição do concurso terá prêmio, feira, palestras e desafio “O Queijista”. A premiação ocorrerá durante dois dias, quando os jurados vão seguir uma metodologia especialmente desenvolvida para o concurso para valorizar cada estilo de queijo.
Os jurados vão avaliar a aparência dos queijos, interna e externa, aromas, textura em boca, sabor e equivalência ao Estilo.
Os queijos concorrerão às medalhas de Ouro, Prata e Bronze. A novidade deste ano será a Seleção Queijista: Entre os medalhistas de Ouro, serão escolhidos por um seleto grupo de jurados, os destaques da competição. Esses queijos receberão um troféu especial.
Inscrições
Os produtores, maturadores ou representantes das queijarias poderão inscrever os seus queijos sem limite máximo de inscrições, porém cada tipo de queijo poderá ser inscrito apenas na sua equivalente categoria, visto que, durante a avaliação, o corpo de jurado analisará se o queijo pertence à categoria inscrita e o queijo poderá ser penalizado por isso.
Inscrições: de 10 de abril a 20 de junho de 2023, com desconto nas inscrições até 6 de junho.
4 de julho: Prazo limite de recebimento das amostras de queijos para o concurso, exceto queijos frescos, requeijão, kochkäse, queijinho e queijos de coalhada ácido-lática.
5 de julho: Prazo limite de recebimento de amostras para os queijos: frescos, requeijão, kochkäse, queijinho e queijos de coalhada ácido-lática.
6 de julho: Avaliação dos queijos inscritos no concurso do Prêmio Queijo Brasil
7 de julho: divulgação dos premiados e entrega dos troféus e certificados
Feira de produtores
Serão aproximadamente 30 queijarias participantes, além da presença de cerca de 15 estandes com marcas de produtos afins, como produtores de azeites de oliva, cafés, charcutarias, cervejas, vinhos, geleias, entre outros. A feira funcionará de sexta a domingo a partir das 12h.
Palestras
Paralelo a feira, será realizado um ciclo de palestras sobre os mais diversos temas envolvendo a cadeia produtiva do queijo e suas peculiaridades de produção, harmonizações e saberes. O acesso é gratuito, mas devem ser feitas inscrições no site da Sympla.
07/07 – Sexta-feira
Mesa Redonda 1 – das 12h15 às 13h45 na sala 1
Leis: Precisamos de mais? Ou precisamos aplicar as existentes?
Mesa Redonda 2 – das 14h às 15h30 na sala 1
O que a cerveja e o Vinho podem ensinar ao Queijo?
Palestra 1 – das 15h45 às 17h15 na sala 1
Palestra Técnica: maturação de queijos
Palestra 2 – das 17h30 às 18h na sala 1
Defeitos em Queijos Artesanais: como corrigir
08/07 – Sábado
Mesa redonda 3 – das 12h às 13h na sala 1
Formando Produtores Para o Futuro: o que devemos ensinar/aprender?
Mesa redonda 4 – das 16h às 17h na sala 1
Vamos falar sobre certificação?
Palestra 4 – das 17:15 às 17h45 na sala 1
Queijistas, queijeiros e lucratividade
Leia mais notícias de Blumenau e região
Policiais militares da reserva começam a fazer a segurança das escolas da rede estadual de SC
Brusque tem 106 casos confirmados de dengue e 11 em investigação
Terminal da Fonte vai passar por reformas para adequações de acessibilidade