Diante da alta demanda por leitos hospitalares infantis, o Governo de Santa Catarina anunciou a abertura de 32 novos leitos de UTI para os próximos dias.
Os leitos serão distribuídos em duas regiões do estado, para atender a demanda sazonal e os casos de doenças respiratórias que têm sobrecarregado o sistema de saúde. Na Grande Florianópolis, serão disponibilizados 12 leitos de UTI neonatal, sendo cinco no Hospital Ilha e sete no Hospital Regional de São José. Já na região do Vale do Itajaí, serão abertos 20 leitos no Hospital Imigrantes, localizado em Brusque.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Neste momento segundo o painel de leitos de UTI SUS em todo o estado tem apenas oito leitos disponíveis neonatal e pediátrico. A ocupação total é de 97,76%. Na região do Vale do Itajaí a ocupação é de 96,30%.

O trabalho de ampliação dos leitos continuará em andamento, com a expectativa de abrir mais 48 leitos em outras unidades hospitalares do estado. Entre eles, estão 30 leitos no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí; oito leitos no Hospital Regional de Araranguá, em Araranguá; e 10 leitos no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.
A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, enfatiza que são várias frentes de atuação para ampliar o número de leitos e melhorar o atendimento. Ela menciona a necessidade de contratação de recursos humanos, expansões físicas em unidades hospitalares e obras em andamento para aumentar a capacidade de atendimento.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Tia e sobrinha são detidas por furto de roupas em lojas de Blumenau
Procon faz nova fiscalização em postos de combustíveis de Blumenau