Blumenau vai passar a oferecer a cirurgia de endometriose pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município nesta quarta-feira (10). Os procedimentos serão realizados no Hospital Misericórdia, da Vila Itoupava, por meio do Projeto Centrinho. A ideia é garantir e ampliar o acesso à saúde da mulher.
Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que, no Brasil, uma a cada dez mulheres que tem endometriose apresenta os sintomas e muitas vezes não sabe do diagnóstico. Estima-se que, no Brasil, sete milhões de mulheres em idade reprodutiva convivam com o problema.
Silenciosa e dolorosa, a endometriose é uma doença inflamatória provocada por células do endométrio, tecido que reveste o útero. Em vez de serem expelidas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar e a causar sangramentos.
Acesso
O acesso ocorrerá pelas unidades de saúde do município, que vão encaminhar a paciente para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism). No local, a equipe do Caism fará a avaliação e indicará o tratamento adequado.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Como diagnosticar
O médico avaliará as queixas da mulher, e, se necessário, encaminhará a paciente ao especialista, que fica no Caism.
Além das queixas, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como o ultrassom e a ressonância magnética. Ambos avaliam a extensão e a presença de lesões profundas.
Em muitos casos, medicações específicas, já ofertadas pelo SUS, podem auxiliar no tratamento, com alívio considerável dos sintomas e regressão da doença. Em outras situações, somente a cirurgia pode eliminar os focos de endometriose e a melhora da qualidade de vida.
Cirurgias eletivas no município
Blumenau conseguiu estabilizar a curva de crescimento em relação às solicitações de cirurgias eletivas. Nos primeiros três meses de 2023, o município já realizou mais de 1,8 mil procedimentos em diferentes segmentos.
O aumento de 50% na realização de cirurgias, desde o semestre passado, mostra que a cidade está ampliando a oferta nos prestadores de saúde.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Suspeitos de roubo à mão armada em Blumenau são identificados e presos; um deles continua foragido
Estado busca cessão da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina