InícioBrasilSanta brasileira: Irmã Dulce é incluída no Livro dos Heróis e Heroínas...

Santa brasileira: Irmã Dulce é incluída no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O nome da religiosa brasileira, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce, agora faz parte do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade, em Brasília.

A religiosa nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914. Aos 13 anos, com o apoio do pai, começou a acolher mendigos e doentes em casa, transformando a residência da família em um centro de atendimento à população carente. Em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, recebeu o hábito e adotou, em homenagem à mãe, o nome de irmã Dulce.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Em 1949, sem ter para onde ir com 70 doentes, a freira pediu autorização à sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro próximo ao Convento Santo Antônio, na capital baiana. O episódio, que marca as raízes da instituição Obras Sociais Irmã Dulce, fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um galinheiro.

Irmã Dulce se manteve firme em sua missão de servir aos mais necessitados até morrer, aos 77 anos. No dia 13 de outubro de 2019, 27 anos após sua morte, ela foi canonizada pela Igreja Católica e proclamada Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira nata.

Via Câmara dos Deputados, editado por Redação.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Ampliação de drenagem na Anfilóquio Nunes Pires deixa trânsito parcialmente interditado sentido Blumenau – Gaspar

CDL Blumenau recebe representantes da Guarda Municipal

Tentativa de roubo em estabelecimento comercial termina em fuga e tiros em Indaial

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading