Na noite desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Gaspar bateu o martelo sobre a pavimentação da Rua Vidal Flávio Dias, no bairro Belchior Baixo. A reunião entre o município, integrantes da comunidade e empresários, serviu para apresentar o projeto asfáltico que será executado.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A rua dá acesso à Blumenau, na rua Silvano Cândido da Silva, e também é rota alternativa aos que querem fugir do trânsito da BR-470. Ela possui aproximadamente seis quilômetros de extensão, mas quatro não estão pavimentados, o que exige da prefeitura a manutenção regular da estrada para manter ela em condições de trafegabilidade.
Segundo informações da prefeitura, a melhoria vai contar com a pavimentação, drenagem, calçadas, sinalização viária e abrigos de ônibus. Ela está estimada em R$ 15.006.735,47 e os recursos para execução virão de um financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Conforme explica o Chefe de Gabinete, Luís Carlos Spengler Filho, o projeto já foi enviado para análise do BRDE. “Após a liberação do recurso vamos iniciar o processo licitatório. A expectativa da Administração Municipal é assinar a ordem de serviço e iniciar a obra ainda no segundo semestre de 2023”, explica.
Para o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB), a obra é regional. “A pavimentação da Rua Vidal Flávio Dias é uma ligação importante com a rodovia e o município de Blumenau. Ela não é apenas uma obra que vai beneficiar Gaspar, mas sim a região do Vale do Itajaí. Nós vamos resolver o problema”, comenta.

do projeto de pavimentação da via. Foto: Portal Alexandre José
Atraso
Em 2020, por nota, o município alegou que entraves burocráticos atrasaram o início dos trabalhos. “A Administração havia se programado para iniciar a obra no ano passado (2019) com a execução da drenagem, através de uma modalidade administrativa chamada ‘Ata de Registro de Preço’, que é utilizada na maioria dos municípios e, em Gaspar, há anos. Porém, a ação de um vereador fez com que o processo fosse suspenso. Por conta disso, a Prefeitura foi obrigada a reiniciar o projeto e o processo burocrático”, diz a nota.
Comunidade e empresários
Cansados de conviver com a poeira no tempo seco e com a lama quando chove, os moradores já fizeram diversos protestos. O último foi, inclusive, foi divulgado pelo Portal Alexandre José, em que a comunidade instalou duas faixas pendido uma solução para o problema, ou seja, o asfalto.
Para a moradora, Ana Clara da Silva, a esperança de ver a rua pavimentada ainda não terminou. “Eu sonho em ver essa importante rua asfaltada. Então poder participar da reunião e ter acesso ao projeto que vai ser feito aqui continua mantendo viva essa esperança. Espero que realmente os prazos se cumpram e possamos ver as máquinas trabalhando”, comenta.
Um grupo de empresários do local também havia se oferecido para iniciar a execução da obra em parceria com a Prefeitura. Na época, segundo a prefeitura, isso não foi pra frente por conta “da denúncia feita pela oposição” por conta da ‘Ata de Registro de Preço’.
Para o empresário Jonathan Hostert as conversas com o governo foram evoluindo a cada ano. “Acho que pela apresentação de forma geral, com o projeto protocolado e agora já em análise pelo BRDE, é possível sim, se os prazos forem respeitados, que até dezembro de 2023 a obra inicie. Nunca perdemos as esperanças e sempre acreditamos na execução da obra”, avalia.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Trecho da BR-470, em Rio do Sul, está recebendo nova camada de asfalto