Paratletas de Blumenau se destacaram na 2ª Fase Loterias Caixa de Atletismo, uma competição de nível nacional realizada entre os dias 5 e 7 de maio em São Paulo. A cidade conquistou dois recordes brasileiros, um no arremesso de peso e outro no lançamento de clube, além de ter alcançado um índice para a competição mundial que ocorrerá em junho na França e um melhor tempo mundial.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
O destaque foi para Suzana Nahirnei, que compete na classe F46 para amputados ou pessoas com deficiência nos membros superiores, e Wesley Henrique Ouríques, que compete na classe F51 para pessoas em cadeiras de rodas e atingiu a marca dos 22,23 metros no lançamento de clube. Ambos conquistaram o recorde brasileiro em suas modalidades.
José Alexandre Martins da Costa, que compete na classe T-47 para pessoas com deficiência nos membros superiores, também se destacou ao atingir 10’83 no 100 metros e conquistar o primeiro lugar na competição. Além disso, ele obteve o segundo melhor tempo do mundo.
Dayane Paes Muniz, que compete na classe F57 para pessoas em cadeiras de rodas, conquistou o primeiro lugar no lançamento de disco, enquanto Maria Daniela Aparecida da Luz Morlo, que compete na classe F20 para pessoas com deficiências intelectuais, alcançou a segunda posição no arremesso de peso.
Andressa Kruger, técnica que acompanhou a equipe, destacou a conquista dos atletas e a importância do objetivo alcançado: “No ano passado, planejamos que 2023 seria o ano em que alcançaremos pelo menos uma marca para colocar Blumenau no cenário mundial do paratletismo, e esse objetivo foi alcançado com sucesso. Suzana atingiu o índice A no arremesso de peso e praticamente carimbou o passaporte para o mundial de Paris. Com a segunda melhor marca, José também pode gerar uma convocação futura por ranking”.
O Programa Paradesporto Blumenau também se destacou na competição, com o professor dos paratletas, Felipe Lucio Mendes, recebendo a 4ª colocação como melhor treinador. “Com esses resultados e o reconhecimento do nosso professor, aumentamos a confiança para dar continuidade ao trabalho. Além dos recordes, os demais atletas realizaram suas melhores marcas gerais ou da temporada”, afirmou Giselle Chirolli, secretária da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
Leia mais notícias de Blumenau e região
Polícia Militar prende homem que atacou mulher com furadeira em Blumenau
“Dia D” de vacinação: mais de 900 doses contra a gripe foram aplicadas em Brusque