A Polícia Civil de Santa Catarina está fazendo uma exposição com quadros de mulheres que foram vítimas de violência doméstica no Estado. A mostra “As cores de cada vida”, foi lançada nesta terça-feira (16) e segue aberta até próxima sexta-feira (26).
Ao todo, 14 artistas plásticos produziram retratos estilizados de mulheres vítimas do crime de feminicídio e tentativa de feminicídio em Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Laguna e Tubarão de 2012 a 2021. A mostra já percorreu cidades do sul do estado e pretende chegar a todo o território catarinense.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A idealizadora do projeto, a psicóloga da Polícia Civil, Clarissa Enderle, explica o objetivo. “Com o aumento do número de feminicídios em 2019, queríamos chamar a atenção da sociedade sobre o tema, apresentar o trabalho de investigação da Polícia Civil e facilitar a prevenção ao crime, o acesso das mulheres à denúncia”, explica.
Números alarmantes
Conforme a delegada Patrícia Zimermann, apenas em 2022 a Polícia Civil registrou 90.001 vítimas de violência doméstica e familiar em Santa Catarina. No mesmo ano foram 56 feminicídios. “São números absurdos e a história de vida dessas mulheres merece ser contada em cores, quais crimes foram cometidos, para que a gente traga de volta a vida dessas mulheres”, comenta.
Leia mais notícias de Blumenau e região
CDL Blumenau recebe representantes da Guarda Municipal
Tentativa de roubo em estabelecimento comercial termina em fuga e tiros em Indaial