Na tarde desta segunda-feira (8) as forças policiais de Santa Catarina se reuniram na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Florianópolis. O secretário da Segurança Pública de Santa Catarina, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, abordou temas como avanços do Programa Escola Segura e as peculiaridades das regiões para os treinamentos.
Um dos principais pontos tratou da atuação das forças em relação à segurança nas escolas. Foram analisados dados estatísticos de registros ocorridos em ambiente de ensino de SC e apresentados programas em desenvolvimento que demonstram o fortalecimento da atuação preventiva nas comunidades escolares.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio Pelozato, mais de 15 mil visitas a unidades escolares foram feitas pela PM desde o ataque no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no dia 5 de abril.
Sobre a iniciativa que prevê a contratação de policiais da reserva para a presença de policiais armados em toda a rede escolar estadual, foram discutidas as etapas de contratação desses policiais, treinamento e do curso que serão realizadas.

Pela Polícia Civil, conforme o delegado-geral Ulisses Gabriel, também há várias frentes em andamento e uma delas será a ida de policiais civis catarinenses para o exterior, como Estados Unidos e Israel, a fim da criação de protocolos de segurança para escola mediante a análise de comportamento. A iniciativa inclui também avanços na área de tecnologia.
Uma reunião será marcada com a Secretaria de Estado da Educação para integrar a pasta no treinamento dos policiais que farão a segurança das escolas, incluindo partes pedagógicas e psicológicas, de apoio e integração.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Homem morre após bater moto contra poste em Gaspar; veja a identificação
Itoupava Central recebe o Procon Móvel nesta quarta-feira
Polícia Militar prende homem que atacou mulher com furadeira em Blumenau