InícioBlumenauHospitais do Vale do Itajaí atingem 100% de ocupação nos leitos de...

Hospitais do Vale do Itajaí atingem 100% de ocupação nos leitos de UTI do SUS

De acordo com o painel de leitos do governo de Santa Catarina, os hospitais do Vale do Itajaí estão com 100% de ocupação nos leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que todos os 10 hospitais da região que atendem pelo SUS estão com a capacidade máxima.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Em Blumenau, cidade com dois dos principais hospitais da região, Santo Antônio e Santa Isabel, a situação não é diferente. Ambos os hospitais estão com todos os leitos de UTI SUS ocupados. Segundo a prefeitura, a alta demanda se dá ao fato de que as instituições vêm cumprindo a determinação de aumento das cirurgias eletivas. Muitos pacientes que passam pelos procedimentos de alta complexidade necessitam de vaga na UTI para o pós-operatório.

Ainda segundo a prefeitura, a ocupação de leitos de UTI de Blumenau se deve principalmente aos procedimentos de alta complexidade realizados pelos hospitais da cidade. A realização de mais de 1,8 mil procedimentos em diferentes segmentos nos primeiros três meses de 2023, e a melhora em 50% na realização de cirurgias no segundo semestre de 2022, demonstram que a cidade está ampliando a oferta nos prestadores de saúde.

É importante destacar que, apesar da alta ocupação, os casos de Covid-19 representam apenas 3% do total de ocupação, e nenhum caso de Dengue encontra-se internado em UTI. Essa informação pode ser validada por meio dos boletins divulgados pelas redes oficiais da Prefeitura de Blumenau.

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, afirmou que novos leitos de UTI estão sendo aguardados por meio de portaria do governo do Estado. Além disso, ele ressaltou que mesmo com 100% da ocupação, a central macrorregional de regulação de leitos encontrará um leito disponível para o paciente, seja na cidade ou em município vizinho.

As tratativas da central macrorregional de regulação de leitos seguem com a solicitação, pela instituição de saúde ou profissional, para a regulação, que faz a verificação de vagas nos hospitais. Se há disponibilidade, a transferência é realizada imediatamente dentro da regional. Esgotando as tentativas da macrorregional, a demanda é encaminhada à regulação estadual, que fará o mesmo processo, verificando em todo o Estado se há leito de UTI disponível. Se o paciente ou seus familiares aceitarem, é realizada a transferência para a cidade com vaga em unidade de terapia intensiva.

Veja o mapa de leitos:

Leia mais notícias de Blumenau e região

Gás de cozinha ficará mais barato em SC com mudança no modelo de tributação

Brusque registra 49 casos de dengue em 2023

Mega-Sena pode pagar R$ 3 milhões nesta quarta-feira

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: