
No sábado (13), os prefeitos da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) se reuniram com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, para discutir a pauta de reivindicações elaborada pela Comissão Intergestores Regional de Saúde (CIR). O objetivo dessa aproximação foi alinhar soluções conjuntas que atendam às demandas em saúde pública do Vale Europeu.
Uma das principais reivindicações é a revisão da Política Hospitalar Catarinense, que tem sido objeto de discussão há bastante tempo. O presidente da Amve e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, enfatizou a necessidade de revisão de contratos e de padronização dos planos operativos em todo o Estado no que tange à gestão hospitalar. As prefeituras investem financeiramente em hospitais fora de seus territórios para garantir atendimento à população de seu respectivo município.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Além disso, as lideranças da região solicitaram a habilitação de novas unidades de terapia intensiva pediátrica, neonatal e adulta, bem como acesso a leitos de psiquiatria infantil. “Nossos hospitais têm excelência em atendimento e fazem o trabalho, mas precisamos que o repasse de recursos para eles seja maior. Que compense a ausência de um hospital regional, mas que reconheça e apoie as estruturas já existentes como, de fato, elas merecem e nossa comunidade precisa”, destacou Hildebrandt.
Outros pedidos
Entre as outras prioridades apresentadas estão a revisão do cofinanciamento estadual na atenção primária, a ampliação dos serviços de alta complexidade em neurologia e neurocirurgia, a regionalização do acesso à oftalmologia, os serviços de telessaúde, a organização das referências nos serviços de alta complexidade cardiovascular e ortopedia, e a ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas.
Por fim, a manutenção do orçamento dos consórcios públicos, como a Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (Apis), também foi destacada no documento entregue à secretária Carmen. A Apis colabora na gestão de serviços de saúde pública, assegura um sistema de referência no atendimento, aprimora o fornecimento de bens e insumos às prefeituras e presta assistência técnica e jurídica às secretarias municipais de Saúde.
A visita da secretária Carmen Zanotto foi intermediada pela vice-prefeita Maria Regina e contou com a presença dos secretários municipais de Saúde de Gaspar, Francisco Hostins Junior e de Rodeio, Elder Depiné, e do diretor interino da Apis, Elvis Santana.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Brasil registra primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres encontradas no Espírito Santo
Brusque tem 67 casos confirmados de Dengue e 31 em investigação