O Dia Nacional da Adoção é comemorado hoje, dia 25 de maio. A data procura conscientizar a população sobre a importância da adoção como instrumento que assegura o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
No ano de 2022, foram realizadas 471 adoções em Santa Catarina. Este ano, até o momento, foram 105 adoções. Atualmente, no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), constam 200 registros de crianças e adolescentes disponíveis para adoção no Estado e 3.031 pretendentes inscritos.
Conforme informações do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) a maioria das pessoas deseja adotar crianças de 0 a 6 anos de idade, saudáveis ou com problemas de saúde tratáveis (mais pontuais), preferencialmente sem irmãos. Porém, mais da metade dos jovens que aguardam nos abrigos têm mais de 12 anos de idade.
Dados de 2022 do Conselho Nacional de Justiça mostram que haviam 3.751 crianças e adolescentes disponíveis para adoção no Brasil e 33.046 pretendentes.
Para a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato, a adoção é um gesto de amor. “Remete aos sentimentos de humanidade, acolhimento e responsabilidade. A recompensa que aguarda quem se dispõe a percorrer esse caminho generoso, corajoso e gratificante é a alegria e o amor incondicional de serem mães e pais de verdade”, comenta.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Dengue Blumenau: Fumacê acontece no bairro Água Verde nesta sexta e sábado