InícioSanta CatarinaDados do IBGE mostram que SC mantém segunda menor taxa de desocupação...

Dados do IBGE mostram que SC mantém segunda menor taxa de desocupação do país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que Santa Catarina manteve a segunda menor taxa de desocupação do país, com 3,8%, o que configura uma situação conhecida como “pleno emprego”. O Estado fica atrás apenas de Rondônia (3,2%) e com uma taxa 57% abaixo da média nacional, que é de 8,8%.

Para Paulo Zoldan, agente de pesquisa da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), os números continuam robustos. “Continuam bons por conta da atividade econômica de Santa Catarina, que continua em um ritmo bastante bom”. Os dados são do primeiro trimestre de 2023.

Santa Catarina também alcançou o segundo maior nível de ocupação entre as 27 unidades da Federação, com uma taxa de 64,3%. Mato Grosso do Sul ficou em primeiro com uma diferença de 0,1 ponto porcentual, com 64,4%.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Outro destaque da pesquisa do IBGE foi que Santa Catarina teve um avanço de 4,1% no rendimento médio. “Isso garantiu a Santa Catarina duas posições a mais”, explica Zoldan. SC fica atrás apenas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo nesse quesito.

A queda em vários setores, no entanto, fez com que a taxa de desocupação aumentasse em Santa Catarina. A taxa passou de 3,2% para 3,8%. Cresceram apenas as atividades em dois setores. No de Alojamento e alimentação (13,7%), que emprega 19 mil pessoas a mais que no trimestre anterior. E no de Transporte, armazenagem e correio (0,9%), que passou a empregar 2 mil pessoas a mais que no 4º trimestre de 2022.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Refis de Gaspar já negociou mais de R$ 300 mil em dívidas

Governador afirma que obras no Aeroporto de Navegantes terão início em junho

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: