InícioSanta CatarinaComitê da Alesc realiza primeiro encontro para debater diretrizes e calendário sobre...

Comitê da Alesc realiza primeiro encontro para debater diretrizes e calendário sobre segurança nas escolas

Nesta quarta-feira (3) a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) vai promover o primeiro encontro do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar).

O evento ocorre a partir das 8h30, no Plenarinho, e tem como objetivo discutir as diretrizes e calendário de atividades do projeto de lei da Alesc, que está sendo construído de maneira conjunta com vários órgãos.

O Comseg Escolar foi instituído oficialmente por intermédio de ato da Mesa Diretora da Casa e conta com a representação de 24 entidades do Estado.

Conforme explica o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), no encontro serão definidas as datas das seis audiências públicas regionais previstas para Blumenau, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Lages e Chapecó.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O parlamentar destaca que a meta é discutir as diretrizes do projeto. “Além da questão da segurança, vamos também debater sobre as causas dos atos violentos. Precisamos encontrar a raiz do problema, dar atenção a questões pedagógicas e de saúde mental. Ou seja, agir principalmente na prevenção”, diz De Nadal.

Sobre o Comseg Escolar

Na última quarta-feira (26) a Mesa Diretora publicou um ato que oficializou a formação de um “Comseg Escolar” para tratar o tema da segurança nas escolas em Santa Catarina.

O comitê será formado por representantes de 24 entidades de áreas como educação, saúde, segurança, judiciário, executivos e legislativos, por exemplo.

A partir desta semana, quarta-feira (3), o grupo passa a se reunir semanalmente para discutir a formatação do projeto, que atenderá diversas áreas da segurança e da educação. A meta é que uma proposta oficial seja apresentada pelo grupo em até 90 dias.

Violência nas escolas

Logo após o ataque ocorrido em Blumenau, o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, convocou uma reunião com a participação dos líderes partidários e dos presidentes das comissões de Educação e de Segurança Pública. Além disso, houve também a participação de representantes do Ministério Público.

Na ocasião, ficou definida da criação de um “grupo de trabalho” formado pelos seguintes membros: representantes da Mesa Diretora da Alesc, presidente Mauro De Nadal e a primeira secretária, deputada Paulinha (Podemos); presidentes das Comissões de Educação, Luciane Carminatti (PT), e de Segurança Pública, Jessé Lopes (PL); líder do Governo na Alesc, deputado Edilson Massocco (PL); representantes do Ministério Público e o Cybergaeco.

Desde então, o grupo vem se reunindo semanalmente para a construção de um grande e abrangente projeto de lei que será apresentado pelo parlamento à sociedade em até 90 dias.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Contribuição do MEI sobe para R$ 66 com aumento do salário mínimo

Inscrições para o Casamento Coletivo de Itajaí seguem até 10 de maio

Hospital de Balneário Camboriú está entre os 17 hospitais públicos do país com UTI de alta performance

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: