Durante o controle ao incêndio que atingiu um galpão de uma transportadora, em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina nesta quinta-feira (25), o Corpo de Bombeiros Militares (CBMSC), utilizou a Auto Escada Mecânica do 13º Batalhão de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú. Essa foi a primeira vez que o equipamento foi utilizado.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Essa viatura foi entregue ao CBMSC em dezembro de 2022. Ela permite que os bombeiros atinjam um patamar técnico elevado, aumentando a eficiência no atendimento de ocorrências de alta complexidade.
Neste incêndio, por exemplo, foram empenhados mais de 50 bombeiros – entre militares, comunitários e voluntários – duas carretas auto tanque, seis caminhões auto tanque, quatro auto bomba resgate, quatro automóveis para transporte de materiais e pessoas, dois automóveis de resgate e duas ambulâncias.
Veja o vídeo:
O equipamento pesa aproximadamente 26 toneladas. A viatura possui uma escada de alcance vertical de 55 metros, equipada com um cesto de salvamento com capacidade de 300 kg e um elevador de resgate com controle eletrônico para três pessoas.
Além disso, ela possui também um sistema de combate a incêndio com canhão monitor com volume de até 2.500 litros por minuto, gerador elétrico, ventilador de pressão positiva, guincho de 12 mil libras de capacidade e 35 metros de cabo de ancoragem, além de equipamentos diversos para salvamento e resgate.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Tartaruga é resgata após ficar presa em redes de pesca ilegais em Penha
Licenciamento ambiental passa a ser digital em Gaspar a partir de junho
WhatsApp da Praça do Empreendedor de Blumenau passa a funcionar com atendimento automatizado