Na manhã desta quarta-feira (24), um acidente envolvendo um ferry boat causou susto entre os passageiros que realizavam a travessia entre Itajaí e Navegantes. A embarcação, que transportava pessoas e veículos, foi surpreendida pelo impacto de outra embarcação em meio ao nevoeiro. Apesar do incidente, não houve feridos, mas alguns veículos acabaram danificados.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Segundo relatos um barco de pesca sem iluminação cruzou a frente da balsa, causando a batida. Vídeos gravados pelos próprios passageiros mostram motos e bicicletas caídas no chão após o impacto. O som das buzinas também pode ser ouvido nas imagens.
Uma pessoa que estava a bordo da embarcação relatou que seu carro foi danificado no acidente.
A empresa responsável pelo ferry boat, NGI Sul, emitiu uma nota esclarecendo que a colisão ocorreu em uma área restrita de manobra e que a possível causa foi a neblina. Segundo a empresa, o condutor da embarcação recebeu um alerta via rádio de que estava realizando a travessia do rio, mas não recebeu comunicação de nenhum outro barco, exceto da frota da empresa.
O alerta foi emitido para evitar possíveis colisões devido às condições climáticas adversas, conforme o protocolo náutico. No entanto, a embarcação foi surpreendida pelo barco de pesca que surgiu sem iluminação.
Após o susto, o ferry boat envolvido no acidente foi retirado de operação para reparos, enquanto uma embarcação reserva assumiu o funcionamento para garantir que as travessias continuassem normalmente.
A NGI Sul informou que prestou auxílio aos passageiros e ressaltou seu compromisso com a segurança. A empresa está à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. O acidente agora será investigado.
Veja a nota da empresa:
“A NGI Sul informa que na manhã desta quarta-feira (24) foi registrado um abalroamento envolvendo uma de suas embarcações que colidiu com um barco de pesca. O fato ocorreu na área restrita de manobra, preferencial do Ferry Boat.
O incidente teve como possível causa a neblina. Segundo relato do mestre da embarcação Santa Catarina XV da NGI Sul, houve um alerta via rádio que estava ele realizando a travessia do rio, não havendo comunicação de nenhum outro barco a não ser da frota da empresa, sendo assim surpreendido pelo barco de pesca.
O protocolo náutico determina que em casos de neblina e mau tempo, cabe ao mestre realizar este alerta evitando possíveis ocorrências.
A empresa esclarece que não houve registro de vítimas entre usuários e sua tribulação, apenas danos materiais.
Caberá agora à Autoridade Marítima a investigação do acidente.
O Ferry Boat envolvido no incidente foi retirado das operações para reparos e um reserva, permite que quatro embarcações realizem a travessia normalmente.
Por fim a NGI Sul informa que prestou auxílio aos usuários e reforça seu compromisso com a segurança e estará à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.”
Leia mais notícias de Blumenau e região
Tia e sobrinha são detidas por furto de roupas em lojas de Blumenau
Procon faz nova fiscalização em postos de combustíveis de Blumenau