No início do mês de abril, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina emitiu um alerta sobre o aumento na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado, abrangendo todas as regiões, especialmente nos casos de doenças infecciosas virais identificadas como a dengue e doenças respiratórias.
No Estado, 1112 leitos de UTI SUS estão ativos e apenas 56 ainda estão disponíveis. Os dados são desta quinta-feira (20), que constam no painel disponibilizado no site do Governo Estadual.
Em Blumenau, no Hospital Santo Antônio, todos os 20 leitos estão ocupados. Segundo a entidade, principalmente com pacientes oncológicos. O mesmo ocorre no Hospital Santa Isabel, que está com 100% das vagas preenchidas.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A região do Vale do Itajaí aparece em 3º no ranking das ocupações com 97,7%, ficando atrás somente das regiões do Grande Oeste (98,82%) e Grande Florianópolis (99,06%).
Segundo a Secretaria de Saúde Estadual, caso o número de solicitações de leitos de UTI exceda a disponibilidade de leitos SUS disponíveis nas macrorregiões, a Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH) pode fazer a busca na rede privada, realizando a contratação de leitos para suprir a demanda.
As unidades estão se organizando para atender a ampliação da demanda, no entanto, os dados apontam que cerca de 50% dos atendimentos são pacientes classificados como de baixa prioridade (verde), neste sentido é importante esclarecer que os Hospitais utilizam o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde na triagem de classificação de risco, priorizando os atendimentos de maior gravidade.
Leia mais notícias de Blumenau e região
PRF encontra 333 kg de maconha em picape na BR-101, em Biguaçu