
Com a proposta de voltar no tempo por meio da gastronomia e resgatar a história da cidade por meio do paladar, Blumenau lançou nesta quarta-feira (19) a Rota da Gastronomia Alemã, um movimento de valorização da cultura germânica.
Inicialmente, sete restaurantes da cidade vão participar e serão os responsáveis por traduzir toda uma cultura em pratos típicos variados. Esta é mais uma ferramenta turística e não tem data para término, será uma rota contínua.
A Rota da Gastronomia Alemã é uma viagem no tempo. Os registros históricos apontam que Blumenau recebeu imigrantes dos 16 estados da Alemanha, por isso, a cidade tem uma forte influência alemã vinda de diversas regiões.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Muita dessa influência foi empregada na alimentação, pois os primeiros imigrantes tiveram que se adaptar com os ingredientes locais, para se aproximar aos alimentos consumidos na Alemanha ou até mesmo criar novos pratos com ingredientes familiares da terra natal.
Segundo a Prefeitura de Blumenau, o projeto foi finalizado após um longo trabalho de pesquisa, análise e treinamento, que levou quase dois anos. Durante o processo, o município contou também com a consultoria do Senac, que resultou na escolha dos pratos e na definição dos critérios e indicadores para adesão.
Conheça os restaurantes participantes e os pratos escolhidos que fazem parte da Rota; Todos eles já estão disponíveis nos estabelecimentos.
• Alemão Batata – Batata Recheada;
• Bier Vila – Eisbein;
• Senac Blumengarten – Schnitzel;
• Flaggendorff – Sanduíche de Schnitzel;
• Moinho do Vale – Hackepeter;
• Restaurante Vila Germânica – Guimis;
• Thapyoka – Schweinshaxe.

Leia mais notícias de Blumenau e região
Vale do Itajaí está com 97,7% dos leitos de UTI ocupados; Estado pode recorrer para rede privada
Trânsito: Serviços na Rua República Argentina em Blumenau continuam neste feriado
Quatro adolescentes e dois adultos foram apreendidos em Santa Catarina na Operação DEIC, Presente!