InícioSanta CatarinaRegionais de Educação iniciam mobilização de segurança nas escolas com forças policiais...

Regionais de Educação iniciam mobilização de segurança nas escolas com forças policiais em SC

Após o governador Jorginho Mello (PL), anunciar medidas de segurança nas escolas estaduais, os coordenadores regionais de Educação iniciaram as mobilizações com a Polícia Militar (PM) para intensificar a segurança. Palestras, rodas de conversas, acolhimento dos professores e outras atividades já estão sendo realizadas com o objetivo de trazer mais segurança para as unidades educacionais.

O governador afirmou que fará o chamamento de policiais militares, civis e bombeiros aposentados. “Ao todo são 1053 escolas, sendo que cada uma vai receber um profissional armado. Isso vai custar ao Estado R$ 70 milhões por ano, mas teremos profissionais com experiência e credibilidade cuidando das crianças, jovens e profissionais da educação”.

Na coordenadoria regional de Xanxerê, por exemplo, a Operação Minha Escola está sendo realizada. Desde a semana passada, estão sendo feitos o policiamento preventivo e a fiscalizações nas unidades de ensino e suas proximidades. Além disso, a PM criou uma rede de segurança escolar com os gestores das escolas, via aplicativo de mensagens, para troca de informações e orientações de segurança.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Nos municípios da coordenadoria de Taió, as rondas policiais são feitas diariamente, tanto nas escolas centrais quanto nas que ficam no interior das seis cidades que compõem a região. O Corpo de Bombeiros Militar também tem participado para dar orientações e os agentes estão nas escolas conversando com os gestores.

Além da atuação das forças de segurança, as coordenadorias regionais possuem equipes do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), com uma equipe multidisciplinar incluindo psicólogos e assistentes sociais. A ideia é reestabelecer o sentimento de segurança e confiança dos pais, estudantes e professores.

Diretrizes e acolhida com coordenadorias regionais

As ações foram intensificadas após live realizada pela Secretaria de Estado da Educação com os 36 coordenadores regionais. Com a participação da secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, a reunião teve o objetivo de repassar diretrizes sobre as medidas de segurança para que cada coordenador comunique as unidades escolares e realize a acolhida adequada com a comunidade escolar.

“Toda ação nas escolas precisa estar vinculada e ter foco formativo com servidores. É necessário enfatizar ainda mais o trabalho de prevenção à violência nas escolas que já realizamos, alinhado ao currículo do território catarinense”, explicou a secretária.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Aberto o credenciamento para a 33ª Feira da Amizade de Blumenau; Inscrições seguem até maio

Santa Catarina já registra 10 mortes por dengue em 2023; veja os números

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com