InícioSanta CatarinaPublicada lei sobre guardas armados nas escolas estaduais em Santa Catarina

Publicada lei sobre guardas armados nas escolas estaduais em Santa Catarina

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, na noite desta segunda-feira (24), a Lei Complementar 826/2023, que institui o Programa Escola Mais Segura em Santa Catarina. O objetivo principal da medida é convocar policiais da reserva para atuar como guardas armados nas escolas estaduais.

A publicação possibilita que o Governo do Estado inicie os trâmites para o chamamento dos policiais aposentados, que integram o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp), para proteger 1.053 escolas estaduais. Cada um deles vai receber pouco mais de R$ 4,1 mil mensais pelo serviço.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A norma também permite que os municípios celebrem convênio com o governo estadual para a cessão de policiais da reserva para atuação nas unidades de ensino municipais. No entanto, as prefeituras deverão arcar com o pagamento da retribuição financeira prevista para os inativos designados para a função. A lei não prevê convênios com entes privados.

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação, a próxima etapa do Programa Escola Mais Segura será a publicação de um decreto para regulamentar ações como atribuições dos guardas dentro das escolas, carga horária de trabalho, treinamento e convênios com os municípios para os agentes atuarem em escolas municipais, entre outras.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Polícia Civil devolve terreno doado pela prefeitura e complexo policial em Blumenau fica mais distante

Edital aberto para inscrições do Bolsa Atleta em Santa Catarina

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com

Descubra mais sobre PORTAL ALEXANDRE JOSÉ - Notícias de Blumenau

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading