InícioBrasilJustiça Federal determina a suspensão do Telegram no Brasil

Justiça Federal determina a suspensão do Telegram no Brasil

A Justiça Federal do Espírito Santo determinou a suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil. A decisão, do juiz Wellington Lopes da Silva, da 1ª Vara Federal de Linhares, foi proferida nesta terça-feira (25), após o aplicativo não fornecer informações solicitadas a respeito de grupos neonazistas atuantes no aplicativo.

Além disso, a Justiça fixou uma multa diária de R$ 1 milhão por não envio dos dados pedidos ou 5% do faturamento da empresa no Brasil em 2022, o que for menor. Para o Juiz, “os fatos demonstrados pela autoridade policial revelam evidente propósito do Telegram de não cooperar com a investigação em curso”, disse Silva.

Porém, até o fim da tarde desta quarta-feira (26), no entanto, o aplicativo de mensagens instantâneas estava funcionava normalmente.

 • Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Investigação

O Juiz Wellington Lopes da Silva havia pedido informações sobre os usuários de um canal antissemita e um chat com o mesmo teor, que propagavam conceitos e símbolos neonazistas. Os dados solicitados compreendiam os nomes dos usuários dos grupos, CPF, foto do perfil, e-mail, endereço, dados bancários cadastrados, entre outros. As informações repassadas à Justiça, no entanto, foram consideradas insuficientes.

“A despeito da resposta dentro do prazo, as informações fornecidas não atendem à ordem judicial. Salienta-se que a determinação era para que o Telegram encaminhasse os dados cadastrais de todos os integrantes do canal e do grupo de chat”, informou o magistrado. O aplicativo havia informado apenas alguns dados e referentes somente ao administrador de um dos grupos.

Via Agência Brasil, editado por Redação

Leia mais notícias de Blumenau e região

Acidente de trânsito entre carro e caminhão em Rio do Sul deixa condutora presa às ferragens

Homem é condenado por importunação sexual contra a própria irmã em SC

Prefeitura de Brusque abre processo seletivo para contratação de Agentes da Defesa Civil

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: