InícioSanta CatarinaJustiça determina convocação de candidata com deficiência em cargo de agente de...

Justiça determina convocação de candidata com deficiência em cargo de agente de trânsito

Um município da Serra catarinense vai ter que convocar uma candidata com deficiência aprovada em concurso público para o cargo de agente de autoridade de trânsito. O processo de seleção para o preenchimento de vagas ocorreu em 2016. A decisão é da Vara da Fazenda da comarca de Lages.

A autora da ação ficou na lista de classificação geral e ocupou a primeira posição das vagas destinadas às pessoas com deficiência. Ela diz, nos autos, que a validade do concurso expirou e não foi nomeada ao cargo para o qual foi aprovada. Ainda, ponderou que a ausência de destinação de uma das vagas previstas no edital inviabilizou sua nomeação e burlou a legislação que prevê a reserva de vagas em concurso público para pessoas com deficiência.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

O edital previa o preenchimento de oito vagas para o cargo de agente de trânsito. Nenhuma delas foi ocupada por pessoa com deficiência. No entendimento do julgador, a candidata deveria ter sido convocada assim que a sexta vaga fosse preenchida. “A autora tem direito subjetivo à nomeação, observadas a quantidade de vagas e as regras previstas no edital, em conjunto com o disposto na legislação e na jurisprudência dos Tribunais Superiores.”

Para ser nomeada e tomar posse, a candidata, conforme os termos do edital do concurso, precisa passar por uma avaliação prévia em junta médica oficial. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Entretenimento: Tudo que se sabe sobre “Barbie” 2023

Shein deve nacionalizar 85% das vendas no Brasil, segundo Governo Federal

Semana começa com fumacê contra dengue no bairro Tribess, em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com
%d blogueiros gostam disto: