Nesta quarta-feira (26), os deputados estaduais de Blumenau se reúnem com o delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Ulisses Gabriel, para discutir a devolução do terreno doado pela prefeitura da cidade para a construção de um complexo policial.
O complexo policial, que abrigaria diferentes delegacias e atenderia 12 cidades da região é um projeto de grande importância para a segurança pública local. O terreno, localizado no bairro Fortaleza, teve a doação autorizada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Executivo em junho do ano de 2022. Agora, os deputados estaduais buscam uma solução para a situação.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Estarão presentes na reunião os deputados Egídio Ferrari (PTB), Ivan Naatz (PL), Marcos da Rosa (União) e Napoleão Bernardes (PSD). Eles vão discutir com o delegado-geral da Polícia Civil soluções para este entrave.
“Nós vamos trabalhar unidos, para que os investimentos cada vez mais cheguem na nossa região. E a delegacia de polícia é um grande investimento importante e esperado há muitos anos que também vamos trabalhar manter”, disse o deputado Egídio Ferrari.
Prefeitura também se manifestou
Em nota oficial, a Prefeitura de Blumenau, por meio do Gabinete do Prefeito, diz estar surpresa com o documento enviado pela Polícia Civil e relata que “empreendeu todos os esforços necessários para a consecução dos interesses da Polícia Civil que, na verdade, representa o interesse público”. Na tarde desta terça-feira (25), um ofício foi enviado para o Governador Jorginho Mello (PL). Veja abaixo:
A Prefeitura de Blumenau, por meio do Gabinete do Prefeito Mário Hildebrandt, vem por meia desta nota demonstrar surpresa pelo ofício enviado pela Delegacia-Geral de Polícia Civil solicitando a devolução do imóvel doado para a construção do Complexo da Polícia Civil, localizado às margens da Via Expressa Paul Kuehnrich, no bairro Fortaleza.
Assim que tomou conhecimento do fato, o Prefeito Mário Hildebrandt determinou envio de ofício para o Governador do Estado de Santa Catarina questionando a decisão e se ela será revertida. Vale ressaltar que a devolução do terreno deve partir do Governo do Estado e não da Delegacia-Geral. Lembrando que o pedido de um terreno partiu da 3ª Delegacia Regional de Blumenau, em 6 de dezembro de 2021, tendo em vista “que o Estado de Santa Catarina não possui terreno na cidade de Blumenau para que o referido complexo policial possa ser edificado”.
À época, o município de Blumenau empreendeu todos os esforços necessários para a consecução dos interesses da Polícia Civil que, na verdade, representa o interesse público. No mesmo momento, identificamos um imóvel que atende a demanda da Polícia Civil e, com isso, encaminhamos à Procuradoria-Geral do Município a elaboração de Projeto de Lei para autorizar a doação do terreno para o Estado.
No documento que será encaminhado ainda nesta terça-feira, dia 25, a Prefeitura de Blumenau reforça que o equipamento garantirá ainda mais segurança para toda a região, a qual – pela localização estratégica para implantação da logística – atenderá quase a totalidade, no total 12, municípios integrantes da Associação dos Municípios do Vale Europeu – AMVE, garantindo maior agilidade no atendimento às ocorrências e conforto à população.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Procon Móvel atende nesta quarta no bairro Salto do Norte em Blumenau
Mega-Sena pode pagar R$ 50 milhões nesta quarta-feira