Blumenau registrou os dois primeiros casos de recolhimento de animais de rua que foram castrados e tiveram a implantação do microchip durante o processo.
O primeiro deles foi por meio do telefone de plantão do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), quando foi solicitada ajuda da equipe do Cepread para encontrar o proprietário de dois cães que estavam nas proximidades da Ponte do Badenfurt.
De acordo com a equipe do Cepread, os dois cachorros foram levados pela própria solicitante (residente em Timbó) para um profissional veterinário no município de Timbó, sendo que um deles apresentava o microchip. Por conta da pesquisa junto ao banco de dados do sistema de castração em Blumenau, foi possível identificar o proprietário, permitindo levar os dois novamente para casa.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Na oportunidade, foi constatado que os dois cães haviam fugidos da residência, não configurando situação de abandono. Além disso, a equipe do Cepread também já programou para que o cão ainda não castrado e sem o microchip receba o benefício no próximo mutirão.
O segundo caso é de uma cachorra encontrada vagando próxima da Empresa Coteminas (antiga Artex) com pontos de castração abertos sendo levada para um profissional veterinário para limpeza e leitura das informações do microchip.
Segundo o Cepread, a equipe de fiscalização do órgão também identificou a proprietária por conta da coleta de dados, sendo levado o animal até sua residência. Com base na avaliação da equipe, a cachorra também havia fugido da casa, não configurando situação de abandono.
Castração gratuita
Em junho do ano passado, a Prefeitura de Blumenau, por meio Cepread, iniciou uma série de mutirões de castrações gratuitas de cães e gatos na cidade, incluindo neste serviço a implantação em dezembro de microchip nos pets para os casos de identificação bem como o controle e também com o objetivo de inibir o abandono.
Os mutirões de castrações gratuitas, atendendo uma das demandas antigas da população, são ofertados pela Prefeitura exclusivamente às Organizações Não Governamentais (ONG’s), protetores independentes registrados e famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadUnico) do município.
Somente em 2022, 3.094 pets foram castrados na cidade com 622 deles beneficiados com a implantação do microchip a partir de dezembro. De janeiro a maio deste ano, o município contabilizou outros 4.236 animais castrados, totalizando 7.330 pets beneficiados com o programa de castração até agora, chegando à casa dos 4.858 animais com microchip.
Maus-tratos
Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura de Blumenau conta com um canal exclusivo para o atendimento de denúncias de maus-tratos a animais domésticos e atendimento médico veterinário a animais errantes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, opção 1 opção 2 opção 2.
Até então, as denúncias de maus tratos eram efetivadas pelo setor da Ouvidoria que registrou em 2022 1.179 denúncias de maus tratos a cães e gatos e outros 63 relacionados a atendimento de urgência e emergência gerados diretamente no Cepread.
Novo mutirão em maio
Mais um mutirão de castração está marcado para os dias 9 e 10 de maio, junto ao Setor 1 do Parque Vila Germânica. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp no número (47) 99983-5657 por meio do Programa de Castrações de Cães e Gatos PMB.
Leia mais notícias de Blumenau e região
PRF encontra 333 kg de maconha em picape na BR-101, em Biguaçu