O Boletim da Dengue de Blumenau, divulgado pela Secretaria da Saúde nesta terça-feira (25), mostra que a cidade registrou 138 novos focos e 77 casos da doença foram confirmados.
Não há registro de óbito por Dengue no período, mas o município contabiliza, na última semana, quatro internações em enfermaria. O total acumulado desde a primeira semana de 2023 é de 1.787 focos do mosquito e 219 casos confirmados.
Em Santa Catarina, o último relatório apresentado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), aponta 15.604 casos confirmados de Dengue somente neste ano, sendo a maioria autóctone, ou seja, com transmissão dentro do Estado.
O Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), onde maior parte dos exames são feitas, mostram que de 1º de janeiro até o dia 17 de abril, 43.808 testes já foram realizados.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Na última semana o Estado fez um alerta sobre o aumento nos casos de chikungunya em Santa Catarina. A doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Mais de 30 mil focos já foram identificados em 224 municípios, 144 são considerados infestados pelo mosquito. Com esse cenário, da presença e disseminação do mosquito, eleva o risco de transmissão da dengue, chikungunya e Zika no Estado.
Os agentes de endemias de Blumenau seguem vistoriando casas, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos do mosquito. A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Mais de 350 kg de drogas são incinerados em Blumenau pela Polícia Civil