
A partir desta quarta-feira (26) Blumenau será palco de um importante evento: a Certificação Nacional de Cães de Busca, Resgate e Salvamento, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ao todo, 13 binômios, dupla formada por bombeiro militar e cão, de cinco Estados do Brasil vão mostrar se estão aptos para atuar em ocorrências de busca em ambientes urbanos, rurais e em desastres naturais. As provas ocorrem de quarta a sexta-feira, no Complexo Esportivo do Sesi e em uma área rural do bairro Fidélis.
Os binômios são avaliados em diversos quesitos, como obediência, atuação em superfícies desagradáveis, direção e controle, agressividade e indicação de vítimas. Ao final, ocorre um simulado de busca que determina se a dupla está apta a atuar em ocorrências reais. A certificação tem validade de dois anos.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Nesta edição do evento, diversos bombeiros militares com experiência nacional em grandes ocorrências, como Brumadinho, em 2019, e Petrópolis, em 2022, participam da prova. Entre eles, dois representantes do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Blumenau: o sargento Jacques Douglas Romão, que tenta aprovar o cão Fogo em sua primeira certificação, na modalidade odor específico e o cabo De Souza, que procura renovar a certificação da cadela Zaara nas modalidades varredura e restos mortais.
Avaliadores
A arbitragem das provas é realizada por bombeiros militares credenciados pelo Comitê de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Conabresc) do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). Neste ano, os avaliadores são de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Tocantins.

Leia mais notícias de Blumenau e região
Empresário de Apiúna que deu golpe em concessionária de veículos do Pará é preso pela Polícia Civil
Teatro Carlos Gomes está com edital aberto para seleção de músicos catarinenses
Homem pode responder na Justiça por atropelar cachorro em SC e não prestar socorro