A estimativa do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – Epagri/Cepa, indica que a produção de soja em Santa Catarina deve chegar próxima a três milhões de toneladas em 2023, a maior desde 2012, quando a cultura começou a ganhar relevância no Estado e as safras passaram a ser registradas pelo Centro.
Conforme explica o analista de socioeconomia da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, o prognóstico inicial da safra de soja 2022/23 no Estado era de 2,61 milhões de toneladas. Um incremento registrado na área de cultivo e as boas condições climáticas elevaram essa perspectiva para 2,74 milhões de toneladas. Por isso, somando a primeira e a segunda safra, que foi recém cultivada, a produção deve chegar próxima a três milhões de toneladas.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Haroldo reforça que existem outros agricultores catarinenses colhendo acima de 100 sacas de soja por hectare, o que resulta em 6 toneladas do grão, enquanto que a média histórica de Santa Catarina é de 3,6 toneladas por hectare.
Com as boas estimativas, ele calcula que seja possível que o Estado encerre a atual colheita de soja com uma média de 3,8 toneladas por hectare, bem superior a de anos anteriores.
Segundo o analista, muitos silos de armazenamento do grão no Estado já estão com a capacidade quase ou já esgotada, o que prova a boa colheita que vem sendo feita. “Esse montante de produção abastece a demanda interna do estado e também deve elevar o volume exportado em 2023”, comenta.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Veja como será o atendimento dos bancos nesta sexta-feira
Vídeo: Carreata presta homenagem às vítimas do ataque à creche Cantinho Bom Pastor em Blumenau