O outono chegou e com ele vêm as mudanças no clima de Santa Catarina. A estação é conhecida pela grande amplitude térmica, com manhãs mais frias e tardes mais quentes, além da chegada das massas de ar frio ao estado.
Apesar das temperaturas diminuírem, ainda é comum ocorrer períodos mais quentes, com as temperaturas ultrapassando os 30°C, principalmente entre o final de abril e maio. Já as chuvas, que no verão são causadas pelo calor e umidade, passam a ocorrer cada vez mais devido à passagem de frentes frias, segundo a Epagri.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Neste outono, a estiagem no Grande Oeste catarinense deve ser agravada, mas espera-se que o frio chegue gradualmente e não persista por muito tempo. No entanto, eventos meteorológicos extremos de chuva e temperatura não são descartados.
É importante ressaltar que os danos causados pela agitação marítima e ressaca nas regiões costeiras passam a ser mais frequentes e requerem maior atenção. Com a entrada da nova estação, o número de inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos e tempestades com granizo tendem a diminuir em relação ao verão, enquanto os vendavais passam a ser mais frequentes.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Vídeo: Alterações no trânsito causam congestionamento na região da Velha Central pelo segundo dia
Entidades e políticos discutem demandas para região do Vale Europeu em reunião