InícioSanta CatarinaUniversidade pode trancar matrícula de aluna que não quis se vacinar contra...

Universidade pode trancar matrícula de aluna que não quis se vacinar contra a Covid-19 em SC, decide Justiça

A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aceitou o recurso de uma universidade pública de Chapecó, no Oeste do Estado, para impedir a frequência de aluna que não apresentou comprovante de vacinação contra a Covid-19 no ato de sua matrícula, nem sequer justificativa médica para sua não imunização.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A jovem entrou com um mandado de segurança no juízo da Vara da Infância e Juventude de Chapecó por classificar como ato ilegal a exigência da universidade de apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19. Em primeira instância, a Justiça concedeu para a jovem a ordem de suspensão da exigência.

A instituição de ensino superior, porém, apelou da decisão, sob alegação de que o Conselho Universitário não havia cometido qualquer ilegalidade, que estava de acordo com as determinações da Lei 13.979/2020 e que a jovem não havia apresentado qualquer razão médica além das convicções individuais para não tomar o imunizante.

Desta forma, a universidade solicitou a cassação do veredito que afastou a obrigatoriedade da comprovação vacinal para frequentar as aulas presenciais.

Segundo os autos, a matrícula dos alunos é trancada quando eles não apresentam o comprovante da imunização, porém esse período não impacta em um cessação total do vínculo do aluno com a Universidade – ou seja, não faz com que o estudante perca a vaga na instituição de ensino.

Assim, o desembargador Cid Goulart, relator da matéria, ao mesmo tempo em que deu provimento ao apelo da universidade para impedir a frequência da estudante sem o comprovante de cobertura vacinal, ponderou que, “caso a impetrante opte por não realizar a imunização contra a Covid-19, certamente poderá retornar aos bancos universitários quando a instituição de ensino superior deliberar a respeito da suspensão da exigência do comprovante de vacina contra o coronavírus”. A decisão foi unânime.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Suspeitos de traficar drogas na Praia Central de Balneário Camboriú são presos

Montagem de estrutura para Festa de Aniversário de Gaspar altera trânsito na cidade

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com