A Secretaria da Saúde de Santa Catarina recebeu quase mil doses da vacina contra mpox, também conhecida como varíola dos macacos, e está elaborando a estratégia de vacinação junto aos municípios. A vacinação será destinada a públicos específicos e realizada em duas categorias: pré e pós exposição à doença.
O público-alvo inclui pessoas vivendo com HIV/Aids, profissionais de laboratório que trabalhem diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), além de pessoas com idade entre 18 e 49 anos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Como será a vacinação?
A vacinação será realizada em duas doses, com um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre elas. No entanto, a vacinação em massa não é recomendada pelo Ministério da Saúde. A principal função da aplicação da vacina é interromper a transmissão de pessoa a pessoa.
Vale ressaltar que existem critérios de exclusão para a vacinação em situações de pré e pós-exposição, como pessoas com contraindicação à vacinação ou que já tenham sido diagnosticadas com a doença e/ou apresentem lesão suspeita de mpox no momento da vacinação.
Com a chegada das doses da vacina contra mpox, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina segue com seu planejamento para garantir a proteção da população vulnerável à doença.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Homem é assaltado e tem pertences roubados no bairro Itoupavazinha, em Blumenau
Veja os números sorteados na Quina; aposta do Alto Vale fatura bolada