A Rota do Enxaimel, de Pomerode, é uma das 15 finalistas do 3º Prêmio Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo. A premiação destaca iniciativas que conciliam a atividade turística com o desenvolvimento sustentável e socialmente responsável.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Ao todo 66 projetos foram avaliados por 18 profissionais que compõem o júri. A Rota do Enxaimel foi reconhecida na categoria Compras Locais, Artesanato e Gastronomia, por reunir produtos complementares ao turista, gerando oportunidades para as famílias.
O case de Pomerode destacou-se pela organização de artesãos, empresários e famílias de agricultores para criar uma rede de produtos e serviços ao turista. Desde junho de 2021, quando a associação foi fundada, o número de visitantes da Rota cresceu de 20 mil para 150 mil por ano. A entidade saltou de sete associados para mais de 30.
— É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo feito há um tempo e que envolve a Associação Rota do Enxaimel, os moradores, o Iphan e a prefeitura. São várias pessoas envolvidas para tornar a rota atrativa para o turista e manter os aspectos culturais e históricos — comemora o presidente da entidade, Rogério Siewert.
Entre os 15 finalistas, há outros sete cases brasileiros. O anúncio dos vencedores será na primeira semana de abril, durante a WTM América Latina, em São Paulo.
Rota do Enxaimel
A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu o roteiro entre as melhores vilas turísticas do mundo. A lista internacional busca reconhecer destinos que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.
Finalistas
Rota do Enxaimel-SC, Diáspora.Black-SP, Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Pipa Convention Bureau-RN, Raízes Desenvolvimento Sustentável-MG, Rede BATUC — Turismo Comunitário da Bahia, Mobiliza São Luiz Sebrae-MA e Toca do Kainã-SP.
Demais países: Outras iniciativas finalistas são: Equatur (Equador), Quinti Ecuador (Equador), Governo de Antioquia, (Colômbia), La Union Coffee Farm (Colômbia), Say Hueque (Argentina), Wilderness Patagonia (Argentina) e Las Torres Patagonia (Chile).
Leia mais notícias de Blumenau e região
Blumenau amplia nesta segunda vacinação bivalente contra a Covid-19 para os grupos prioritários
Ao vivo: Comece a semana bem informado no Programa Alexandre José