O presidente do Samae de Blumenau, Michael Schneider, esteve na Câmara de Vereadores na manhã desta quinta-feira (2) explicando a falta d’água registrada na cidade nas últimas semanas. Convocado pelos vereadores, ele também destacou investimentos que serão realizados no sistema de captação e distribuição de água na cidade.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
“Acho importante essa convocação, para esclarecer a todos o que o Samae está fazendo”, explicou. “A gente buscou, em parceria com a Câmara de Vereadores, esse recurso, esse financiamento com o Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata), que vai dar a possibilidade de fazer uma nova captação, uma revitalização da ETA II, que é responsável por 70% do abastecimento na cidade. Com esses novos investimentos, vamos dobrar a capacidade de captar, tratar e distribuir água na cidade, de 800 litros por segundo para 1,6 litros por segundo“.

Conforme Schneider, foram registrados sete eventos de turbidez decorrentes das fortes chuvas no Alto Vale entre os dias 5 de dezembro e 23 de fevereiro – o que impactou no abastecimento de água na cidade. “A ETA 2 chegou ao nível de 3 mil de turbidez, enquanto em períodos de normalidade o nível fica entre 100 a 150″, justifica. “Se aumenta o nível de turbidez, a água não consegue ser tratada. Esses eventos prejudicaram toda a captação e tratamento de água na cidade”.
Segundo ele, os investimentos em melhorias devem acabar com os problemas. “Queremos entregar o serviço com mais qualidade”, disse Schneider. “Dependemos de processo licitatório, mas essa nova captação deve ser entregue entre um ano e um ano e meio. Enquanto isso, queremos comprar novas placas que vão conseguir quebrar mais as partículas, e com isso dar mais eficiência e acelerar o tratamento da água, amenizando assim os problemas e garantindo assim um verão mais tranquilo”.

Cobrança dos vereadores
Presidente da Câmara, Almir Vieira (PP) comentou os esclarecimentos prestados pelo presidente do Samae aos vereadores de Blumenau. Segundo ele, as explicações foram de extrema importância, principalmente em relação aos investimentos que o município pretende realizar no tratamento de água.
“Entendemos que a falta de água é inadmissível, por conta das necessidades dos moradores, mas também temos que entender o que acontecer, pra poder ter entendimento de todo o problema”, afirmou Vieira. “Estaremos cobrando os investimentos que o presidente colocou na Câmara. É um número bastante alto, mas que, segundo ele, vai resolver o problema na cidade, desde a turbidez até a entrega d’água“.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Prouni: inscrições do primeiro semestre terminam nesta sexta-feira
Ciclista morre ao ser atingida por ônibus escolar na rodovia Jorge Lacerda