InícioBlumenauMinistério da Educação renova termo de compromisso para a federalização da Furb

Ministério da Educação renova termo de compromisso para a federalização da Furb

O ministro da Educação, Camilo Santana, recebeu o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhado do prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt e a reitora da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Marcia Sardá Espindola, na tarde desta terça-feira (28).

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Em pauta, o projeto de federalização da Furb, retomado pelo governador do Estado – quando ainda era senador da República – e que prevê a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí a partir da estrutura da Furb.

Desde então, a Universidade tem realizado todos os estudos necessários e em agosto de 2022, assinou com o MEC um termo de compromisso para elaboração do projeto que tornaria viável a nova universidade federal. Na reunião desta terça-feira, o termo de compromisso foi renovado por mais seis meses, o que indica o interesse do Ministério da Educação sobre o assunto. 

Para a reitora da Furb, a reunião foi bastante produtiva. ”Fomos muito bem recebidos e acolhidos e ficamos muito satisfeitos com o resultado da reunião. O termo de compromisso foi prorrogado por seis meses para que os trabalhos possam ser realizados. Não é um trabalho simples e eles querem estar bem inteirados sobre o assunto, conhecer bem a estrutura da Furb”, disse Marcia Sardá Espindola.

Termo de Compromisso

O termo de compromisso entre Ministério da Educação e Universidade foi assinado em agosto de 2022, durante visita do então ministro da Educação Victor Godoy à Blumenau. Com o termo de compromisso o Ministério da Educação estuda e entende quais são os impactos da federalização. Ao ministério cabem as questões educacionais do processo – quantos cursos, mestrados e doutorados a Furb oferece, o quanto esta oferta impacta na região -, enquanto outros órgãos analisam outros aspectos, como o da economia.

Atualmente, a Furb oferece à comunidade mais de 50 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de quatro doutorados e 13 mestrados, cursos de especialização e ensino médio. Tem no quadro funcional 460 técnicos administrativos, mais de 600 professores e em torno de 6 mil estudantes.

Com a federalização, amplia-se o número de vagas públicas e gratuitas na região, trazendo um incremento de receita anual estimado em mais de R$ 400 milhões ao Vale do Itajaí.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Operação que investiga fraudes licitatórias cumpre mandados em Blumenau

Anvisa autoriza ensaio clínico de vacina tetravalente contra influenza; entenda

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com