As fortes chuvas que atingiram Itajaí, no litoral norte, provocaram estragos em diversas localidades. Desde a madrugada desta quinta-feira (23), as equipes da cidade estão mobilizadas no auxílio à comunidade afetada por alagamentos e deslizamentos de terra.
“Choveu 195 milímetros em menos de oito horas, uma chuva forte e contínua. Toda essa quantidade de chuva não estava prevista para nossa região e acabou afetando várias localidades. As equipes estão nas ruas realizando o levantamento dos danos e auxiliando à comunidade”, disse o coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros.
As equipes das Secretarias de Obras e de Agricultura e Expansão Urbana, além da Defesa Civil, auxiliam os moradores na limpeza e recuperação de vias. Já a Assistência Social trabalha no levantamento das famílias atingidas e na possibilidade de abertura de abrigo temporário. Os principais bairros afetados foram Portal I, Espinheiros, Santa Regina, Itaipava, Paciência, São Roque, Baía, Cordeiros e Murta.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Até o momento, não foi necessário abrir abrigos, mas a situação está em monitoramento. Os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Previsão do tempo
De acordo com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), ao longo das próximas horas a região continua sob a influência da circulação marítima. A chuva deve seguir ocorrendo a qualquer momento, por vezes com forte intensidade.
Diferentemente do registrado na madrugada, os acumulados não devem ter os mesmos valores e nem ocorrer em tão curto período de tempo. Entre a tarde e noite a chuva deixa de ocorrer de maneira persistente e há condição para pancadas de chuva que podem ocorrer na forma de temporais bem isolados.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Vídeo: Trecho da BR-470 vira “rio” durante forte chuva
Chuva causa transtornos em Itapema com alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos