A Frente Parlamentar de Apoio aos Bombeiros Voluntários foi instalada nesta terça-feira (14) durante reunião na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O deputado Vicente Caropreso (PSDB) foi quem propôs o grupo, que tem como principal objetivo garantir o funcionamento das atividades da corporação voluntária. Ao todo 27 parlamentares já aderiram à frente, incluindo o prefeito de Indaial, André Moser (PSDB).
Caropreso anunciou a elaboração de uma proposta de lei para fixar no Orçamento do Estado o repasse anual de recursos aos bombeiros voluntários, além de definir ações para retirar o projeto de lei da Câmara dos Deputados que torna ilegal o funcionamento de corporação de bombeiros voluntários em todo o país. A matéria está agora tramitando no Senado Federal.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Para Moser é preciso continuar o atendimento. “Imagina a BR-470 onde acontece inúmeros acidentes. Se não tivesse lá os bombeiros voluntários de Indaial, de Ascurra e da região para fazer os atendimentos. A gente vê muitas vezes a legislação criando empecilhos, que muitas vezes não é visto, parece inocente, mas lá na frente inviabiliza uma atividade tão importante como essa”, comenta.

Segundo o deputado Caropreso, o grupo de trabalho vai falar em nome de 1,7 milhão de habitantes e 32 corporações de bombeiros voluntários, que reúnem cerca de 5 mil profissionais e que atendem 50 municípios. “O trabalho já começou e esse foi o primeiro passo”.
Leia mais notícias de Blumenau e região
2º mutirão de DIU do ano acontece neste sábado em Indaial
Um ano após acidente que matou três militares em Blumenau, 23 BI faz homenagem às vítimas