A Prefeitura de Gaspar está com inscrições abertas para recrutamento de voluntários para a Defesa Civil da cidade. Os selecionados atuam em conjunto com o órgão em situações de emergências, além do auxilio em vistorias ou na organização e manutenção dos abrigos. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas online até o dia 26 de março.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
O formulário vai viabilizar o abastecimento de um cadastro com informações básicas. Os interessados serão capacitados através de um curso ofertado pela Defesa Civil. Neste ano serão disponibilizadas 30 vagas para a realização da capacitação, que começa a a partir de 5 de abril. Atualmente são 70 voluntários cadastrados no órgão e o treinamento já ocorre desde 2018.
Algumas das atividades em que os voluntários poderão atuar são: montagem de kits de materiais de ajuda humanitária; carga, descarga e entrega de materiais para a população afetada por desastres, entre outras.
O curso conta com aulas práticas e teóricas e terá uma carga horária total de 55 horas. Podem participar pessoas com idade acima de 18 de anos. O curso é coordenado por técnicos da Defesa Civil de Gaspar e conta com apoio da Coordenadoria Regional da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar e dos Bombeiros Voluntários de Ilhota.
Durante o treinamento, os voluntários recebem instruções sobre rotinas e funcionamento da Defesa Civil, orientações sobre gerenciamento de abrigos, atendimento ao telefone de emergência e operação de rádios comunicadores, Geologia, Clima, Hidrologia, Produtos Perigosos, combate a incêndio, aula prática de remo e noções de primeiros socorros.
Leia mais notícias de Blumenau e região
Identificado motociclista que morreu em acidente com caminhão em Brusque
Vivo fica fora do ar por cerca de duas horas em Blumenau e região; saiba o motivo