O capitão Fillipi Thiago Pamplona, do 3º Batalhão em Blumenau, foi enviado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para representar a corporação no curso “Rescue Techniques”, um programa de melhoria de técnicas de resgate em desastres e difusão de experiências de como o Japão tem lidado com situações emergenciais.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
A participação do bombeiro blumenauense foi possível após uma iniciativa da Coordenadora da Força-Tarefa do CBMSC, que participou de um edital da Agência de Cooperação Internacional do Japão.
O curso aconteceu de forma presencial entre os dias 06 e 18 de fevereiro em Osaka, e foi ministrado pelo Departamento de Bombeiros da cidade. As aulas foram realizadas em japonês com tradução imediata em inglês. Antes da parte presencial, os oficiais tiveram uma série de encontros online nos meses anteriores.

“Serviu não apenas para adquirir conhecimentos de técnicas de resgate, mas também para dar início à parceria do CBMSC com o Departamento Municipal de Bombeiros de Osaka, segunda maior região metropolitana do Japão”, destacou Pamplona.
Além da parceria e do aprendizado, o capitão ainda complementou que “o intercâmbio de experiência, tecnologia e conhecimento pode nos auxiliar a evoluir como corporação”.
O militar catarinense foi o único brasileiro dentre os oito alunos no curso, que contou com dois participantes do Egito, e um da Geórgia, Vietnã, México, Gana e Quênia.
A próxima etapa é formalizar a implementação do conhecimento em ações de melhoria de processos em Santa Catarina, como já vem sendo feito no começo do mês em Chapecó, que revisou a Diretriz Operação Padrão das Forças-Tarefa, incluindo aspectos trazidos pelo capitão Pamplona do Japão.

Leia mais notícias de Blumenau e região
Polícia Militar apreende mais de 3 kg de crack em Blumenau
Despedida do verão: temperatura próxima dos 40º e 35% das praias impróprias para banho em SC