Uma visita diferente, ou melhor, inusitada, fez o dia de um paciente do Hospital Santa Catarina, em Blumenau, mais feliz. Emanuel Osvaldo Tillmann, de 82 anos, se reencontrou com a cachorrinha de estimação, a Uni, nesta quarta-feira (8).
Ele está internado há 56 dias para a realização de uma cirurgia do coração e a Uni veio dar forças para o “opa”. A cachorrinha faz parte da família há seis anos, tempo suficiente para a amizade e parceria deles serem inseparáveis.

Segundo a filha de Emanuel, Shirley Tillmann, a cachorra é uma grande parceira dele. “Ela acompanha o meu pai em todos os momentos. Na roça, nos passeios da tarde, durante as sessões de cinema em casa. Ele é o seu facilitador de petiscos, tanto que durante a estadia dele aqui no hospital, ela emagreceu”, brincou.
Após o diagnóstico e a impossibilidade de alta, o intensivista Dr. Marcelo Monteiro em
parceria com a equipe do Centro de Terapia Intensiva Adulto (CTI Adulto) intermediaram com a família a visita de Uni, cumprindo todos os protocolos de segurança e requisitos sanitários exigidos por lei.
De acordo com a supervisora do CTI Adulto, Soraya Bachmann Sousa, a visita foi articulada para melhorar o ânimo e tranquilizar o paciente, que se emocionou ao ver a companheira. “Além de amenizar a saudade entre os dois, a visita também encheu o coração da equipe de esperança e gratidão e, certamente, vai impactar positivamente no tratamento”, afirmou.
Estudos apontam que a interação entre cães e pacientes têm efeito calmante e antidepressivo, além da redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem estar. As visitas dos pets são autorizadas pela instituição em todas as unidades desde novembro de 2017, quando foi desenvolvido um protocolo específico com uma série de cuidados a serem seguidos pelos visitantes.
• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp
Leia mais notícias de Blumenau e região
Confira os números sorteados na Mega-Sena; prêmio de R$ 153 milhões saiu para duas apostas
Sensação de abafamento continua nesta quinta-feira em Blumenau