InícioGeralTimbó vai promover campanha de conscientização de combate ao Câncer de Colo...

Timbó vai promover campanha de conscientização de combate ao Câncer de Colo de Útero

A partir do mês de março a cidade de Timbó vai realizar a campanha de conscientização de Combate ao Câncer de Colo de Útero, conhecido como ‘Março Lilás’.

Conforme explica a secretaria de Saúde, o exame preventivo é oferecido em todas as Unidades durante a semana, mas com o objetivo de atender outras mulheres que não podem usar os serviços durante a semana, o município vai oferecer os serviços no sábado (4) das 8h às 12h e das 13h às 17h por meio de agendamento.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

Câncer de Colo de Útero e o Exame Preventivo

O Câncer do Colo de Útero, também chamado de Câncer Cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano (HPV), que em alguns casos ocorrem alterações celulares que podem evoluir para câncer.

Existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolvimento da doença: início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros; tabagismo (a doença está diretamente relacionada à quantidade de cigarros fumados); e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Segundo a enfermeira e coordenadora técnica da Saúde da Mulher, Luciana Butzke Marconcini, a transmissão da infecção ocorre por via sexual, por meio de abrasões ocasionadas pelo atrito nas mucosas ou na pele. “Consequentemente, o uso de preservativos durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal e bolsa escrotal”, explica.

Vacinação HPV

Luciana também lembra que entre as medidas de prevenção está a administração da vacina HPV. A vacina é distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é do tipo quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), que abrange os dois principais tipos responsáveis pelas verrugas genitais.

São duas doses para proteção completa, para meninas e meninos entre 9 e 14 anos. As meninas ou meninos não necessitam de autorização ou acompanhamento dos pais nas Unidades de Saúde para tomar a vacina. É só apresentar um documento de identificação ou a caderneta de vacinação.

A vacina e o exame preventivo se complementam como prevenção desse tipo de câncer. Por isso, mesmo as mulheres vacinadas devem fazer o exame preventivo, periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos do HPV.

Leia mais notícias de Blumenau e região

Márcia Pontes: Os motoristas desaprendem a dirigir com chuva?

Vídeo: Polícia Civil realiza operação em condomínio no bairro Passo Manso, em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com