InícioEsporteJustiça italiana pede ao Itamaraty que Robinho cumpra pena no Brasil

Justiça italiana pede ao Itamaraty que Robinho cumpra pena no Brasil

O Itamaray confirmou em nota que recebeu do governo italiano um pedido para que a pena do ex-jogador Robinho, condenado por estupro na Itália, seja cumprida em território brasileiro. O ex-seleção brasileira foi condenado, junto do amigo Ricardo Falco, a nove anos de prisão por violência sexual cometida em 2013 contra uma jovem de 23 anos, em uma boate em Milão.

• Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp

A análise de processos como esse é de competência do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autoridade central para a cooperação jurídica internacional, inclusive para os casos de extradição e de transferência de condenados.

O que acontece agora?

O advogado criminalista Rodolfo Warmeling explica que, mesmo que o STJ aceite a condenação, ainda caberiam recursos na Justiça brasileira. “No caso, o jogador Robinho foi condenado em última instância na Itália não havendo mais possibilidades de recursos. O país de origem chegou a pedir a extradição do ex-jogador para cumprir pena lá. Todavia, a Constituição Federal veda a extradição de brasileiros.

Nesse sentido, para que o jogador comece a cumprir pena no Brasil, a condenação deveria ser homologada pelo Superior Tribunal de Justiça, instituição responsável por homologar condenações no estrangeiro.

Importante destacar que, ainda que o STJ aceite a condenação, não iniciaria o cumprimento da pena de imediato, pois, em tese, caberiam recursos ou habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal.”

Leia mais notícias de Blumenau e região

Homem é preso após bater em dois policiais civis em Laurentino

Polícia Militar prende sete pessoas e apreende grande quantidade de drogas em Blumenau

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas notícias

error: Toda e qualquer cópia do Portal Alexandre José precisa ser creditada ao ser reproduzida. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações pelo e-mail jornalismo@alexandrejose.com